Desfigurada dá rosto a campanha
Laxmi Saa foi vítima de ataque com ácido aos 15 anos.
Laxmi Saa é uma jovem indiana que ficou com o rosto desfigurado na sequência de um ataque com ácido e é agora protagonista de uma campanha para uma nova marca de roupa, a Viva N Diva.
"Face of Courage" ("Rosto de Coragem", em português) é o nome da campanha que pretende mudar os padrões de moda e beleza da sociedade, que não estão apenas nos atributos físicos.
Em entrevista à BBC, a jovem admite que "esta oportunidade de representar uma marca de roupa" é uma forma de se "tornar num exemplo para as outras mulheres" como deformações físicas, "para que tenham mais confiança e se valorizem, apesar do seu aspeto físico".
Laxmi Saa sofreu o ataque quando tinha apenas 15 anos, depois de se recusar a casar com um homem de 32. Desde então, a jovem passou por uma série de operações reconstrutivas e tornou-se um símbolo da luta contra este crime, estando à frente da ONG Stop Acid Attacks (Parar os Ataques de Ácido, em português).
"[Esta campanha] também é uma maneira de enviar uma mensagem clara a todos os criminosos, para que saibam que as mulheres não perdem a coragem, mesmo depois de terem sido atacadas e a sua beleza física ter sido destruída", contou Saa, agora com 26 anos, à BBC.
Este é um crime recorrente na Índia. De acordo com a organização Acid Acid Survivors Trust International, há cerca de mil ataques com ácido por ano no país.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt