Volkswagen ignorou avisos da estrutura
Caso das emissões ilegais.
A Volkswagen ignorou vários avisos da estrutura e de fornecedores há anos sobre a possibilidade de um dispositivo que falseava as emissões de gases e que provocou o pior escândalo empresarial do setor nos últimos anos, referem este domingo várias notícias.
O jornal alemão Bild am Sonntag refere que o fornecedor de peças Bosch tinha produzido o dispositivo, mas alertou o grupo Volkswagen em 2007 que foi concebido apenas testes internos e que ao usá-lo para homologações de níveis de emissões seria ilegal.
Um porta-voz da Bosch disse à AFP que a companhia não poderia comentar sobre os detalhes, citando um acordo de "confidencialidade" com o seu parceiro de negócios.
Já de acordo com o Allgemeine Sonntagszeitung Frankfurter, um funcionário da Volkswagen também tinha soado o alarme em 2011, advertindo que o 'software' utilizado poderia significar uma "violação" da lei.
De acordo com a manchete do Allgemeine Sonntagszeitung Frankfurter, com o título "O que Winterkorn sabe?", e citando fontes do conselho de supervisão da Volkswagen não identificadas, a investigação interna ainda não tinha descoberto porque o aviso do funcionário não foi levado a sério pelos órgãos de gestão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt