Zelenksy e JD Vance discutem pressão sobre a Rússia
Encontro em Roma antecede conversa telefónica entre Donaln Trump e Vladimir Putin, esta segunda-feira.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, encontrou-se este domingo em Roma com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, na primeira reunião entre os dois desde a discussão na Casa Branca, em fevereiro. O encontro antecedeu a aguardada conversa telefónica desta segunda-feira entre Donald Trump e Vladimir Putin para, nas palavras do presidente dos EUA, “acabar com o banho de sangue” na Ucrânia.
Zelensky e Vance reuniram-se na residência do embaixador norte-americano na capital italiana, após ambos terem assistido à inauguração do pontificado de Leão XIV. Os dois líderes já se tinham cumprimentado durante a cerimónia no Vaticano.
Numa publicação no X, Zelensky disse ter discutido com o vice-presidente dos EUA a “necessidade de manter a pressão sobre a Rússia até que esteja disposta a pôr termo à guerra”. O encontro terá ainda servido para concertar posições antes do telefonema de hoje entre Trump e Putin. O presidente dos EUA prometeu também falar esta segunda-feira ao telefone com o líder ucraniano e os principais aliados europeus para dar conta do resultado da conversa com o líder russo.
Entretanto, a Rússia lançou na noite de sábado 273 drones contra o território ucraniano, no maio ataque do género de desde o início da guerra. Pelo menos uma pessoa morreu e três ficaram feridas, incluindo uma criança de 4 anos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt