Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

17 mil filhotes de tartaruga são soltos em reserva na Amazónia

24 de Março de 2014 às 19:43
17 mil, filhotes, de, tartaruga, são, soltos, em, reserva, na Amazónia
17 mil, filhotes, de, tartaruga, são, soltos, em, reserva, na Amazónia

Dezassete mil filhotes de tartaruga foram soltos na natureza em rios de uma área de preservação ambiental do estado brasileiro do Amazonas, numa iniciativa que visa preservar espécies ameaçadas.

A soltura, acompanhada por autoridades do estado e por representantes das comunidades ribeirinhas que participam no projeto, aconteceu na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uatumã e foi o último estágio de um processo que começou mesmo antes de as pequenas tartaruguinhas nascerem.

Comandado por centros de preservação e grupos ambientalistas da região e supervisionado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas, o projeto recolhe os ovos deixados pelas tartarugas em praias naturais e leva-os para praias artificiais criadas especialmente para o efeito. Após o nascimento dos filhotes, eles são levados para viveiros, onde estão reproduzidas as condições que encontrariam na Natureza mas onde ficam protegidos de predadores.

Na natureza, apenas uma ínfima parte dos filhotes consegue sobreviver, mas no projeto, vigiado pelas comunidades locais, sensibilizadas e treinadas para isso por biólogos, os recém-nascidos ficam quase todos vivos e desenvolvem-se de forma saúdável. Quando atingem um estágio considerado seguro, são finalmente soltos, como ocorreu agora.

É a 16. vez desde 1996 que é feita uma soltura de quelónios numa reserva protegida na Amazónia, o que, além de evitar a extinção desses pachorrentos e inofensivos animais, permitiu a sua proliferação nos rios que cortam a região. O projeto é financiado, além de pelo governo regional, pelas concessionárias de energia eléctrica que construiram gigantescas barragens na Amazónia, numa espécie de contrapartida aos danos ambientais que provocaram.

17 mil filhotes de tartaruga são soltos em reserva na Amazónia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)