Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

18 pessoas morreram afogadas perto da Turquia

Migrantes estavam a caminho da Grécia.
19 de Dezembro de 2015 às 09:28
Outras catorze pessoas foram salvas
Outras catorze pessoas foram salvas FOTO: EPA
Dezoito migrantes morreram afogados na noite de sexta-feira para sábado ao largo das costas ocidentais da Turquia depois da embarcação onde seguiam para a ilha grega de Kalymnos se ter afundado no mar Egeu, anunciaram hoje meios turcos.

Outras catorze pessoas, designadamente de nacionalidade síria, iraquiana e paquistanesa, foram salvas pelos guardas costeiros turcos, precisou a agência de notícias Dogan.

Estes sobreviventes foram hospitalizados mas sofrem de hipotermia e o estado de saúde é considerado grave pelas autoridades de saúde, segundo a agência.

Os candidatos à imigração partiram do local balneário turco de Bodrum, sudoeste, na noite a bordo de uma velha embarcação que se virou e naufragou a duas milhas marítimas das costas turcas, referiram os sobreviventes.

650 mil migrantes partiram da Turquia
Segundo a ONU, desde o início do ano, mais de 650 mil migrantes partiram da Turquia pelo mar para ilhas gregas.

No mesmo período, mais de 500 destes 650.000, na maioria crianças, morreram, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Ancara e Bruxelas concluíram no final de novembro um acordo que prevê uma ajuda europeia de três mil milhões de euros à Turquia em troca do compromisso daquele país de melhorar o controlo de fronteiras e de cooperar na luta contra os traficantes de migrantes.

A Turquia acolhe no seu território cerca de 2,2 milhões de refugiados sírios.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)