Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Tossir para equipas que estão na linha da frente no combate ao coronavírus dá dois anos de prisão

Medida surge após várias queixas de trabalhadores e relatos de policias, no Reino Unido.
Correio da Manhã 26 de Março de 2020 às 14:27
Polícias no combate ao coronavírus
Polícias no combate ao coronavírus
Polícias no combate ao coronavírus
Polícias no combate ao coronavírus
Polícias no combate ao coronavírus
Polícias no combate ao coronavírus

Quem tossir, de forma deliberada, para os profissionais de emergência durante a pandemia do coronavírus poderá receber uma pena até dois anos de prisão no Reino Unido.

O CPS (Serviço de acusação de Crown) é o principal órgão público para conduzir processos criminais no Reino Unido e avançou que tossir passará a ser considerada uma agressão, caso seja feito de forma propositada para cima de algum trabalhador do sistema de saúde, segundo avança o Independent.

A medida surge após várias queixas de trabalhadores e relatos de polícias que dizem ter sido alvo desse tipo de comportamento por parte de pessoas que alegavam estar infetadas com coronavírus.

"As pessoas que estão a trabalhar são fundamentais. Por isso, é de lamentar que quem trabalha na linha da frente de combate ao coronavírus esteja a ser alvo deste tipo de atitudes", afirmou Max Hill QC, diretor de processos públicos, ao jornal britânico. 

"Isso é um crime e precisa de ser parado. O CPS apoia todos os trabalhadores neste momento e não hesitará em processar quem os ameaçar enquanto estes cumprem um dever maior", continuou Max Hill. "Os ataques contra os trabalhadores da primeira linha de combate ao coronavírus são puníveis com uma pena até dois anos de prisão, enquanto os outros tipos de ataque têm uma sentença máxima de seis meses. No entanto, se o incidente for agravado com ofensas raciais ou religiosas, a sentença poderá aumentar para dois anos", confirmou.

O CPS emitiu o alerta desta medida após um homem de 45 anos alegar ter coronavírus e tossir sobre policiais da Metropolitan Police, no momento em que estava a ser detido por outro crime.


Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)