Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Juiz do Havai estende ordem que bloqueia decreto anti-imigração de Trump

Medida impede o governo de suspender novos vistos para pessoas dos seis países de maioria islâmica.
30 de Março de 2017 às 07:59
Presidente dos EUA, Donald Trump
Presidente dos EUA, Donald Trump
Presidente dos EUA, Donald Trump
Presidente dos EUA, Donald Trump
Presidente dos EUA, Donald Trump
Presidente dos EUA, Donald Trump
Um juiz federal do estado norte-americano do Havai estendeu esta quarta-feira a suspensão da segunda versão da ordem executiva anti-imigração de Donald Trump, que visa impedir a entrada no país de pessoas provenientes de seis Estados de maioria muçulmana.

A medida impede o governo de suspender novos vistos para pessoas dos seis países de maioria islâmica e de travar o programa de refugiados nos Estados Unidos.

O departamento norte-americano da Justiça deverá recorrer da decisão do juiz Derrick Watson.

O Havai considera que a medida discrimina os muçulmanos e prejudica a economia do estado dependente do turismo.

O juiz Derrick Watson explicou que transformava a sua ordem temporária, emitida a 15 de março, numa providência cautelar.

Há duas semanas, o Havai argumentou que a proibição discrimina na base da nacionalidade e iria impedir residentes do Estado de receberem visitas de familiares provenientes daqueles países.

Os representantes havaianos acrescentaram que a aplicação da ordem executiva iria prejudicar a indústria estadual do turismo e a capacidade do Estado de recrutar estudantes e trabalhadores estrangeiros.

Ao contrário do primeiro veto, a nova ordem executiva não afeta os que já gozam de residência permanente nos Estados Unidos e modifica a referente aos refugiados sírios, que vão ter a entrada proibida nos Estados Unidos durante 120 dias e não de forma definitiva, como estava no texto original.

Por outro lado, exclui da lista daqueles Estados o Iraque, se bem que continue a proibir a entrada aos provenientes de Irão, Somália, Sudão, Síria, Iémen e Líbia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)