page view

Trump pede milhões para apoio a vítimas

Presidente dos EUA quer uma ajuda inicial de 6,6 mil milhões de euros para ajudar esforço de reconstrução no Texas e Luisiana.

03 de setembro de 2017 às 01:30

O presidente dos EUA, Donald Trump, pediu este sábadoao Congresso a aprovação de um apoio inicial de 6,6 mil milhões de euros para as vítimas da tempestade tropical Harvey, que já matou pelo menos 47 pessoas.

A carregar o vídeo ...

Trump pede milhões para apoio a vítimas

O pedido de financiamento surge quando residentes de Houston e outras áreas do Texas e Luisiana devastadas pelas cheias começam a regressar a casa para avaliar os estragos da intempérie que inundou milhares de residências, comércios e fábricas.

Numa carta a Paul Ryan, presidente da Câmara de Representantes, o diretor do orçamento da Casa Branca, Mick Mulvaney, lembra que a aprovação do pacote de ajuda inicial às vítimas exige a aprovação prévia do aumento do tecto da dívida dos EUA. Se isso não for feito, alerta Mulvaney, os esforços de reconstrução no Texas e Luisiana ficam comprometidos.

Greg Abbott, governador do Texas, que este sábado recebeu Trump na visita a Houston, alerta que o estado pode necessitar de mais de 100 mil milhões de ajuda para um programa de recuperação de "vários anos". Abbott sublinhou que "será necessária uma operação de limpeza gigantesca" e lembrou que em muitas áreas os níveis dos caudais dos rios ainda estão a subir, ameaçando milhares de pessoas. Estima-se que cerca de 80% dos texanos não tenham seguro contra inundações.

"Foi muito duro, mas tem sido maravilhoso" 

O presidente dos EUA, Donald Trump, visitou no sábado Houston e encontrou-se com vítimas da tempestade tropical Harvey. Muito criticado depois de, na primeira visita, no início da semana passada, não ter ido às zonas mais afetadas, Trump fez questão desta vez de ser fotografado com famílias desalojadas e de participar na distribuição de ajuda humanitária. Mas proferiu uma frase que pode merecer-lhe novas críticas. "Tudo isto foi duro, mas tem sido uma coisa maravilhosa, para o país e o mundo verem", disse.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8