Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Vietname prepara evacuações devido à aproximação do tufão Doksuri

Fenómeno metereológico transporta rajadas de até 155 quilómetros por hora.
15 de Setembro de 2017 às 08:17
Tufão Doksuri
Tufão Doksuri
Tufão Doksuri
Tufão Doksuri
Tufão Doksuri
Tufão Doksuri
Tufão Doksuri
Tufão Doksuri
Tufão Doksuri
As autoridades do Vietname procederam à retirada de 47 mil pessoas da região central do país devido à chegada, prevista para esta sexta-feira, do tufão Doksuri, que transporta rajadas de até 155 quilómetros por hora.

Milhares de habitantes da província Ha Tinh deixaram as suas casas após o alerta do Departamento para o Controlo de Desastres do Vietname e espera-se que mais o façam ao longo do dia de hoje noutras três zonas do país.

As autoridades vietnamitas proibiram a pesca nas áreas de risco e assinalaram que 250 mil soldados, a par com a frota de barcos e viaturas, se encontram preparados para responder aos trabalhos necessários.

O Doksuri, de categoria 4 numa escala de 5, vai chegar a território vietnamita na noite de hoje, com fortes ventos e chuvas, de acordo com o jornal Tuoi Tre.

O tufão, que ganhou força após atravessar as Filipinas como tempestade tropical (batizada como Maring), deixou no arquipélago quatro mortos e 18 desaparecidos, além de importantes inundações e danos materiais.

O vice-primeiro-ministro vietnamita, Trinh Dinh Dung, declarou na quinta-feira que o tufão pode ser o pior fenómeno natural deste tipo a atingir o país numa década.

Durante este ano, pelo menos 140 pessoas perderam a vida ou encontram-se desaparecidas devido a desastres naturais, de acordo com números oficiais.

A região central de Vietname é frequentemente afetada por tempestades tropicais que se registam normalmente entre maio e outubro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)