Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Europol encerra mais de 20 mil 'sites' por venda de produtos contrafeitos

Operação está integrada numa iniciativa global, designada como "In Our Sites".
Lusa 27 de Novembro de 2017 às 17:26
Europol
Rob Wainwright, Diretor do Serviço Europeu de Polícia
Rob Wainwright, diretor da Europol
Europol
Rob Wainwright, Diretor do Serviço Europeu de Polícia
Rob Wainwright, diretor da Europol
Europol
Rob Wainwright, Diretor do Serviço Europeu de Polícia
Rob Wainwright, diretor da Europol
O Serviço Europeu de Polícia (Europol) anunciou esta segunda-feira o encerramento de mais 20 mil 'sites' envolvidos na comercialização de produtos contrafeitos, como bens de luxo ou roupa desportiva, no âmbito de uma operação coordenada a nível internacional.

A operação está integrada numa iniciativa global, designada como "In Our Sites" (IOS), que conta com a colaboração da unidade especializada da Europol para crimes contra a propriedade intelectual, o centro de coordenação norte-americano para os direitos de propriedade intelectual e as forças de segurança de 27 Estados-membros da União Europeia (UE).

A Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) é outras das entidades envolvidas na iniciativa global, que deu os primeiros passos em 2014.

Na sequência das diligências realizadas este ano, a operação encerrou um total de 20.520 páginas na Internet que vendiam bens de luxo contrafeitos, roupa desportiva falsificada, fármacos e pirataria 'online' através de plataformas de comércio eletrónico e redes sociais.

Cerca de 7776 'sites' foram encerrados em edições anteriores.

Em comunicado, a Europol explicou que a operação contou igualmente com o apoio de associações de combate à contrafação e representantes de marcas, o que possibilitou "facilitar a cooperação internacional e apoiar os países envolvidos na iniciativa".

Para a Europol, um dos aspetos que contribui para o êxito da operação foi a abordagem integral do dossiê, "envolvendo mais países e parceiros do setor privado".

Aspeto destacado pelo diretor-executivo da Europol, Rob Wainwright, que enfatizou a importância de uma cooperação efetiva entre as autoridades públicas e o setor privado.

"É vital se quisermos tornar a Internet um lugar mais seguro para os consumidores", reforçou.

Segundo dados da Europol, os produtos falsificados representam aproximadamente cerca de 5% do total das importações da UE, duas vezes mais do que os números registados a nível global.

Os resultados desta operação são divulgados no dia em que muitas marcas aderem à 'Cyber Monday', um termo de marketing que é utilizado para assinalar a segunda-feira após o feriado do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos e que pretende convencer as pessoas a fazerem compras 'online'.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)