Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

33 mortos em atentado com facas na China

Homens armados com facas matam 33 pessoas e ferem mais de 130 na estação ferroviária de Kunming. (Atualizada)
1 de Março de 2014 às 18:11
china, mortos, facas, atentados
china, mortos, facas, atentados

Separatistas da região de Xinjiang, noroeste da China, orquestraram o ataque numa estação de comboios que provocou 33 mortos e mais de 130 feridos no sábado, referiu hoje a agência noticiosa Xinhua ao citar responsáveis governamentais.

A mesma fonte referiu que o ataque, perpetrado por homens vestidos de preto e armados com facas na estação de comboios de Kunming (sudoeste da China), aponta para os separatistas de Xinjiang, uma vasta região com maioria de população Uigure, de confissão muçulmana.

Após o ataque, as forças de segurança isolaram uma vasta zona em redor da estação e a polícia continuava a interrogar testemunhas, disse previamente a Xinhua.

Este tipo de incidente é raro na China, embora os ataques com facas e à bomba contra responsáveis locais ocorram esporadicamente na região de Xinjiang, onde se concentra esta minoria muçulmana da China.

Pequim já tinha considerado o ataque "terrorista", enquanto o Presidente chinês, Xi Jingping, pediu "esforços redobrados" na realização do inquérito oficial ao incidente e para que os atacantes sejam punidos "em conformidade com a lei".

china mortos facas atentados
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)