Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

53% dos brasileiros acham que Lula da Silva devia ser preso

Ex-presidente do Brasil foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão.
Domingos Grilo Serrinha e correspondente no Brasil 1 de Fevereiro de 2018 às 21:29
Lula da Silva, ex-Presidente do Brasil
Lula da Silva
Lula da Silva
Lula da Silva
Lula da Silva, ex-Presidente do Brasil
Lula da Silva
Lula da Silva
Lula da Silva
Lula da Silva, ex-Presidente do Brasil
Lula da Silva
Lula da Silva
Lula da Silva

Uma sondagem divulgada esta quinta-feira pelo Instituto Datafolha não foi nada favorável ao ex-presidente brasileiro Lula da Silva, que foi condenado por corrupção em Julho passado a nove anos e meio de prisão e teve a pena aumentada na semana passada para 12 anos e 1 mês ao perder o recurso contra a sentença inicial. Para mais da metade dos inquiridos, o antigo presidente deve ser preso  se perder o novo recurso que instaurou no tribunal de apelação, como prevê a sentença exarada semana passada.

De acordo com o levantamento, realizado segunda e terça-feira em todas as regiões do Brasil, 53% dos brasileiros pensam que Lula deve ser preso para começar a cumprir a pena, ao invés de aguardar em liberdade a série de recursos que a lei ainda lhe permite a tribunais superiores. Lula clama inocência, nega veementemente ter recebido um apartamento triplex numa praia de São Paulo como "luvas" da constructora OAS, motivo da condenação, e assevera que recorrerá a todas as instâncias possíveis.

Na mesma sondagem, 51% dos inquiridos também disseram que Lula não deveria ser autorizado a disputar as presidenciais de Outubro, cuja corrida lidera com grande vantagem, já que foi condenado por irregularidades. Outros 43% são mais categóricos e disseram que o antigo presidente, faça o que fizer, não vai conseguir disputar as presidenciais, pois a justiça vai impedi-lo.

Apesar de toda essa rejeição, da vaga de denúncias de corrupção e de já ter duas condenações na justiça, Lula da Silva não perdeu eleitores. A última sondagem Datafolha, divulgada esta semana, mostra que Lula mantém uma liderança muito confortável da corrida presidencial, com 37% das intenções de voto, 21 pontos a mais do que o segundo colocado, o deputado de extrema-direita Jair Bolsonaro, e que, se as eleições fossem hoje, venceria todos os candidatos, quer na primeira quer na segunda volta. 
Brasil Lula da Silva prsão condenação
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)