Um grupo de 66 passageiros norte-americanos de um voo proveniente da Serra Leoa, onde existe um surto de ébola, fizeram esta terça-feira uma escala em Lisboa, sem apresentarem sintomas da doença, no rastreio feito pelas autoridades de saúde portuguesas.
A Aeroportos de Portugal (ANA) refere que o voo JF 5003, da Jet Asia Airways, aterrou pelas 20h00 na Portela, com 66 passageiros norte-americanos a bordo, vindos da Serra Leoa, país em estado de emergência desde há uma semana devido a um surto de febre hemorrágica causado pelo vírus Ébola. "A direção do aeroporto de Lisboa informa que o Instituto Nacional de Aviação Civil, após consulta à Direção-Geral de Saúde (DGS), autorizou o voo humanitário", lê-se no texto do comunicado enviado à Lusa, que esclarece que não se tratou de uma "evacuação de doentes, mas apenas de transporte de pessoas assintomáticas (sem sinais de infeção)".
Fonte da ANA explicou à Lusa que os passageiros foram rastreados na origem e em Lisboa, por técnicos da Direção-Geral de Saúde, e não revelaram sintomas da doença, pelo que pernoitam na capital portuguesa e seguem quarta-feira de manhã para os Estados Unidos da América em vários voos de companhias regulares. Os responsáveis portugueses adiantaram ainda que todos os passageiros "foram rastreados à partida e antes do desembarque da aeronave", numa operação "controlada por uma equipa médica e de enfermagem" e "um técnico de segurança, sob orientação e coordenação da DGS".