Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

"A América deve dirigir o Mundo"

Mitt Romney, o principal candidato presidencial republicano às eleições norte-americanas de 2012, defendeu esta sexta-feira uma diplomacia mais musculada para o país, argumentando que "a América deve dirigir o Mundo", noticiou a agência AFP.
7 de Outubro de 2011 às 20:26
Mitt Romney é o principal candidato presidencial republicano às eleições norte-americanas de 2012
Mitt Romney é o principal candidato presidencial republicano às eleições norte-americanas de 2012 FOTO: Brian Snyder/Reuters

Romney escolheu uma escola militar, em Charleston, na Carolina do Sul, para fazer o seu primeiro discurso sobre política externa, em que acusou o presidente Barack Obama de enfraquecer o país.

"Deus não criou este país para ser uma nação de seguidores", disse aos oficiais. "A América deve dirigir o mundo, ou qualquer outro (país) o fará", acrescentou.

Segundo Romney, durante a administração Obama, a economia, a defesa e os valores norte-americanos declinaram.

"Se não querem que a América seja o maior país do mundo, não serei vosso presidente. Têm este presidente de hoje", afirmou sob aplausos.

Romney garantiu que, se for eleito, dedicar-se-á à reconstrução da economia e porá termo "aos cortes maciços do presidente Obama na Defesa".

"Os Estados Unidos devem conservar sempre a sua supremacia militar para dissuadir potenciais agressores e proteger os seus aliados", adiantou.

Na quinta-feira, Romney anunciou que a equipa que o aconselhará em termos de política externa e segurança nacional, se chegar à Casa Branca, incluirá diversos conselheiros próximos de George W. Bush.

Na lista figura nomeadamente Dan Senor, antigo porta-voz da Autoridade Provisória da Coligação no Iraque, criada depois da invasão daquele país pelos norte-americanos em Março de 2003.

Meghan O'Sullivan, antiga conselheira adjunta para a Segurança Nacional de George W. Bush para o Iraque e Afeganistão, integrará também a equipa.

De acordo com uma sondagem da Universidade de Quinnipiac publicada esta semana, Mitt Romney é favorito para as primárias republicanas com 22 por cento das intenções de voto, à frente de Herman Cain (17%) e Rick Perry, a quem são atribuídos 14 por cento.

eua republicanos partido republicano diplomacia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)