Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

A CAPTURA DE LYNCH

Foram ontem divulgados novos pormenores sobre a captura, por parte de iraquianos durante a guerra, da soldado norte-americana Jessica Lynch, com fontes militares a compararem o que se passou com um incidente ocorrido em Mogadíscio, na Somália, em 1993.
19 de Junho de 2003 às 00:00
Lynch foi resgatada de um hospital
Lynch, de 19 anos, e 32 outros soldados perderam-se perto de Nassirya da Terceira Divisão de Infantaria quando faziam o percurso Koweit-Bagdad, sendo pouco depois alvo de ataques por parte de militares iraquianos.
Os militares que estava com Lynch eram, na sua maioria, mecânicos da 507.ª Companhia de Manutenção, e não estavam devidamente preparados para estar numa linha de frente. O sargento Robert Dowdy, o mais graduado, assumiu o controlo do grupo. Os confrontos duraram perto de 90 minutos.
"Foi parecido com o incidente de Mogadíscio" - afirmou uma fonte militar que leu o relatório dos sobreviventes, referindo-se ao episódio ocorrido na Somália em que 18 soldados americanos foram mortos por milícias quando tentavam resgatar camaradas de dois helicópteros abatidos.
O grupo de Lynch tentava avançar no meio do tiroteio. A certa altura, o veículo em que seguia a soldado avariou-se, obrigando-a a mudar-se para um outro em que iam o sargento Dowdy e a soldado Lori Piestewa, ao volante. Para agravar a situação, algumas armas encravaram.
O veículo acabou por ser atingido. Lori morreu de imediato, Dowdy acabaria por sucumbir aos ferimentos e Lynch foi levada pelos iraquianos, vindo a ser resgatada oito dias depois de um hospital. Do grupo, morreram mais seis pessoas.
Jessica Lynch tornou-se numa heroína de guerra venerada nos EUA e o seu resgate num dos momentos de grande patriotismo. Mas a BBC fez uma investigação e pôs em causa a veracidade dos factos relatados na altura de resgate. Segundo aquela emissora britânica, soldados americanos encenaram o resgate, já que não encontraram qualquer resistência no hospital. Os EUA classificaram de "ridícula" a denúncia da BBC.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)