Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3
Ao minuto Atualizado às 13:14 | 21/05

Ataques em Gaza já mataram mais de 200 palestinianos

Médio Oriente está a ferro e fogo desde os últimos dias da celebração do Ramadão. Há centenas de feridos e dezenas de mortos.
Correio da Manhã 13 de Maio de 2021 às 13:41
Conflitos em Gaza
Ataque à Faixa de Gaza
A cronologia dos últimos conflitos em Gaza e Jerusalém
Conflitos em Gaza
Ataque à Faixa de Gaza
A cronologia dos últimos conflitos em Gaza e Jerusalém
Conflitos em Gaza
Ataque à Faixa de Gaza
A cronologia dos últimos conflitos em Gaza e Jerusalém
O sangue continua a ser derramado nos territórios de Israel e Palestina. Há centenas de mortos e feridos a lamentar desde o início da onda de violência, que começou no final das celebrações do Ramadão.

A tentativa de colonos judeus assumirem casas onde várias famílias palestinianas residem há décadas, em Jerusalém Oriental, reacendeu o clima de guerra na região.
Ao minuto Atualizado a 21 de mai de 2021 | 13:14
13:14 | 21/05
Lusa

Novos confrontos na Esplanada das Mesquitas em Jerusalém

Novos confrontos eclodiram esta sexta-feira na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém Ocidental, entre manifestantes palestinianos e a polícia israelita, apesar do cessar-fogo iniciado esta madrugada para acabar com 11 dias de ataques entre Israel e palestinianos.

Esta sexta-feira, os confrontos começaram depois da oração de sexta-feira, em que participaram "muitos palestinianos", de acordo com os repórteres da AFP no local.

Os manifestantes lançaram "objetos" contra a polícia israelita que se encontrava na Esplanada das Mesquitas, o terceiro lugar mais sagrado do Islão.

18:25 | 20/05
Lusa

Merkel diz-se favorável a "contactos indiretos" com Hamas

Angela Merkel declarou-se esta quinta-feira favorável a "contactos indiretos" com o movimento islâmico palestiniano Hamas, no poder em Gaza, o que a chanceler alemã considerou indispensável para se conseguir um cessar-fogo com Israel.

"Nem sempre é possível fazê-lo diretamente, mas claro que o Hamas deve estar envolvido de uma maneira ou de outra, porque sem o Hamas não há cessar-fogo", declarou Merkel num fórum organizado pela empresa de radiodifusão pública alemã WDR.

"Claro que devem existir contactos indiretos com o Hamas", disse, adiantando que "o Egito fala com o Hamas, assim como outros Estados árabes".

16:08 | 20/05
Lusa

Gabinete de segurança israelita reúne-se para discutir cessar-fogo

O gabinete de segurança israelita vai reunir-se hoje à noite para discutir um possível cessar-fogo, após 11 dias de confrontos armados entre Israel e o movimento islâmico palestiniano Hamas na Faixa de Gaza, anunciaram fontes oficiais.

A reunião, que contará com a presença do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e os principais funcionários de segurança do país, ocorre no momento em que intensas negociações diplomáticas procuram pôr fim às hostilidades entre o Hamas e Israel, que já provocaram mais de 230 mortos, a maioria dos quais palestinianos.

Na quarta-feira, o Presidente dos EUA, Joe Biden, pediu uma "desaceleração" do conflito, sublinhando o "progresso" de Israel na redução das capacidades militares do Hamas.

11:55 | 20/05
Lusa

Reunião extraordinária do Conselho Direitos Humanos em 27 de maio

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas vai reunir-se em 27 de maio numa sessão extraordinária sobre o conflito israelo-palestiniano, anunciou hoje a ONU.

11:06 | 20/05
Lusa

Ministro dos Negócios Estrangeiros alemão apela a cessar-fogo em visita

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Heiko Maas, exprimiu hoje em Telavive a solidariedade da Alemanha com Israel e apelou a um cessar-fogo entre o Estado hebreu e o Hamas, movimento palestiniano no poder em Gaza.

"Consideramos que o que Israel está a fazer [na Faixa de Gaza] está abrangido pelo direito à autodefesa", disse Maas numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo israelita, Gabi Ashkenazi.

Para o ministro alemão, o direito à autodefesa "implica não permitir às instalações de onde provêm os ataques contra alvos israelitas continuar a funcionar".

08:27 | 20/05
Lusa

Israel volta a bombardear Gaza durante a madrugada

O exército de Israel voltou a bombardear, durante a madrugada, vários objetivos do movimento islâmico Hamas na Faixa de Gaza, apesar das pressões internacionais no sentido do cessar-fogo.
14:54 | 19/05

Quatro 'rockets' disparados do Líbano atingem Isarel

Quatro 'rockets' disparados do sul do Líbano atingiram esta quarta-feira Isarel, de acordo com fontes militares.
14:07 | 19/05

Israel admite "derrotar" Hamas se a dissuasão falhar

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, admitiu esta quarta-feira a possibilidade de ter de "derrotar" o Hamas palestiniano, no poder na Faixa de Gaza, se a opção da "dissuasão" falhar, após mais de uma semana de combates mortais.

"Há apenas duas possibilidades de os enfrentar, ou derrotá-los -- e é sempre uma possibilidade -- ou dissuadi-los e atualmente estamos envolvidos numa dissuasão firme", disse Netanyahu a embaixadores em Telavive.

"Devo dizer que não excluímos qualquer possibilidade", adiantou.

13:40 | 19/05
Lusa

Líder palestiniano acusa Israel de crimes de guerra

O Presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, acusou esta quarta-feira Israel de estar a cometer em Gaza atos de "terrorismo de Estado organizado e crimes de guerra", que são puníveis à luz do direito internacional.

Durante um discurso pela televisão, Abbas disse que os palestinianos "não hesitarão em perseguir aqueles que cometem esses crimes em tribunais internacionais".

11:22 | 19/05
Correio da Manhã

Ataques em Gaza já mataram 219 pessoas

Pelo menos seis pessoas morreram esta quarta-feira após bombardeamentos aéreos na Faixa de Gaza, depois de os militares israelitas terem ampliado os ataques a alvos de militantes palestinianos no sul.

Os ataques em Gaza já mataram 219 pessoas, desde dia 10 de maio, disseram fontes oficiais.
13:59 | 18/05

Ataque desde Gaza mata mais duas pessoas no sul de Israel

Um ataque lançado desde Gaza esta terça-feira matou duas pessoas e feriu várias outras no sul de Israel, levando as autoridades israelitas a voltarem a fechar um ponto de passagem para ajuda humanitária no território palestiniano.
12:44 | 18/05
Lusa

Amnistia Internacional pede à UE que apoie embargo de armas a Israel e palestinianos

O apoio a um embargo de armas a Israel e a grupos armados palestinianos é uma das sugestões da Amnistia Internacional à União Europeia e aos seus Estados membros para tentar acabar com a violência na região.

Antes da reunião extraordinária dos chefes da diplomacia da UE sobre o assunto, que se realiza esta terça-feira, a Amnistia Internacional (AI) divulgou um texto com recomendações, instando "a UE e seus Estados membros a intervir para encerrar o ciclo de impunidade e violações em Israel e nos Territórios Palestinos Ocupados".

08:35 | 18/05

Sobe para 58 mil número de palestinianos deslocados

As ofensivas de segunda-feira elevaram para 58.000 o número de palestinianos deslocados, após mais de uma semana de confrontos entre milícias e Israel, informou esta terça-feira a Organização das Nações Unidas (ONU).
21:56 | 17/05

Criança palestiniana em Gaza desespera: "Só tenho 10 anos, não sei lidar com isto!"

Criança palestiniana em Gaza desespera: "Só tenho 10 anos, não sei lidar com isto!"

17:12 | 17/05
Lusa

Ataques em Gaza já mataram mais de 200 palestinianos

O número de palestinianos mortos no conflito com Israel, que tem escalado desde a semana passada, aumentou para 200, 59 dos quais crianças.
00:17 | 17/05

Israelitas voltam a bombardear Gaza

Israelitas voltam a bombardear Gaza durante madrugada.
22:15 | 16/05

Quem é o bebé que sobreviveu ao ataque que matou dez pessoas da mesma família num campo de refugiados de Gaza?

Quem é o bebé que sobreviveu ao ataque que matou dez pessoas da mesma família num campo de refugiados de Gaza?

19:58 | 16/05

Dois mortos e 132 feridos em desabamento de arquibancadas numa sinagoga na Cisjordânia

Pelo menos duas pessoas morreram e 132 ficaram feridas na sequência do desabamento de arquibancadas numa sinagoga em Giv'at Ze’ev, na Cisjordânia, neste domingo, de acordo com o serviço de resgate israelita.



13:48 | 16/05
Lusa

Cadência de 'rockets' disparados de Gaza é a maior de sempre

Cerca de três mil 'rockets' foram disparados a partir da Faixa de Gaza para Israel desde o início dos atuais confrontos, o maior ritmo de sempre, afirmou este domingo o exército israelita, que continua a realizar ataques em solo palestiniano.

De acordo com a agência France-Presse, as Forças de Defesa de Israel (IDF), designação do exército do país, informaram este domingo que se trata do ritmo mais elevado de disparos alguma vez vindo de Gaza.

10:30 | 16/05
Lusa

Número de mortos em Gaza aumenta para 174 após novos ataques

Pelo menos 17 palestinianos foram hoje mortos na Faixa de Gaza na sequência da escalada de violência com Israel, elevando o número de vítimas mortais no enclave a 174, incluindo 47 crianças, desde segunda-feira.
10:30 | 16/05
Lusa

Ministros dos Negócios Estrangeiros da UE reúnem-se de emergência para discutir escalada da violência entre Israel e palestinianos

O chefe da diplomacia europeia convocou para terça-feira uma reunião de emergência dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) por videoconferência para discutir a escalada da violência entre Israel e palestinianos.
09:37 | 16/05

Ataque aéreo mata 23 pessoas em Gaza

Um ataque aéreo matou este domingo cerca de 23 pessoas em Gaza.
08:50 | 16/05
Lusa

Israel diz ter atingido casa do principal líder do Hamas em Gaza

Os militares israelitas afirmaram hoje terem atingido a casa do principal líder do Hamas em Gaza, após quase uma semana de fortes ataques aéreos e disparos de foguetes contra Israel a partir do território governado pelo grupo islâmico.
08:49 | 16/05

Bombardeamentos em Gaza já mataram 153 palestinianos

A continuação dos bombardeamentos em Gaza durante a manhã de hoje elevou para pelo menos 153 o número de palestinianos mortos na atual escalada de violência com Israel que começou segunda-feira, indicou o Ministério da Saúde do território.
22:50 | 15/05
Lusa

Egito abre fronteira com Gaza para socorrer palestinianos feridos

O Egito abriu a fronteira terrestre com Gaza e enviou 10 ambulâncias para o enclave palestiniano para transportar para os hospitais egípcios palestinianos que ficaram feridos nos bombardeamentos israelitas, indicaram responsáveis médicos.

Segundo o mais recente balanço das autoridades palestinianas, 145 pessoas morreram, incluindo 41 crianças, e cerca de 1.100 ficaram feridas em ataques aéreos e bombardeamentos israelitas na Faixa de Gaza desde segunda-feira.

17:10 | 15/05

EUA advertem Israel após ataque a edifício da Associated Press em Gaza

A Casa Branca advertiu Israel de que garantir a segurança dos jornalistas é "primordial", após uma investida israelita ter destruído um edifício em Gaza onde funcionava a agência de notícias Associated Press, que ficou "chocada e horrorizada" com o ataque.
14:39 | 15/05

Ataque israelita destrói edíficio da Al Jazeera e da Associated Press em Gaza

Um ataque à bomba em Gaza, por parte das forças israelitas, deixou completamente destruído o edifício onde está alojada a delegação local cadeia Al Jazeera e a agência de notícias Associated Press ( AP). A ofensiva ocorreu este sábado pela manhã, avança a AFP.
12:10 | 15/05
Lusa

Morreram 140 pessoas na Faixa de Gaza desde o início dos confrontos

Pelo menos 140 palestinianos, incluindo 40 crianças, morreram na Faixa de Gaza na atual escalada de violência com Israel, que começou na passada segunda-feira, de acordo com o Ministério da Saúde do território.
10:50 | 15/05
Lusa

Dez pessoas da mesma família mortas num ataque aéreo em Gaza

Dez membros de uma mesma família foram hoje mortos num ataque aéreo israelita no oeste da Faixa de Gaza, anunciaram os serviços de socorro palestinianos.
10:49 | 15/05
Lusa

Dez ambulâncias egípcias em Gaza para transportar feridos

Uma dezena de ambulâncias egípcias entrou hoje na Faixa de Gaza para transportar feridos devido à escalada de violência entre israelitas e fações palestinianas, a pior em sete anos, informou a representação palestiniana no Egito.
17:54 | 14/05

Ataques contra Gaza vão prosseguir, garante primeiro-ministro israelita

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, preveniu que os ‘raides" sobre a Faixa de Gaza não vão terminar proximamente, após uma intensificação dos ataques em direção ao enclave palestiniano que já provocaram mais de 120 mortos desde segunda-feira.
10:06 | 14/05

Imagens de satélite mostram destruição em Gaza e em Israel após bombardeamentos

A carregar o vídeo ...
08:59 | 14/05

Ofensiva de Israel em Gaza com 50 rondas de bombardeamentos em 40 minutos

A maior operação israelita em Gaza, desde o início da escalada da guerra, consistiu em 50 rondas de bombardeamentos por terra e ar em 40 minutos, disse hoje o exército.

Um porta-voz militar disse que Israel utilizou esta manhã 160 aviões, artilharia e infantaria durante o ataque ao enclave palestiniano.

Ao mesmo tempo, as milícias palestinianas dispararam 50 foguetes contra Israel durante a madrugada.
A carregar o vídeo ...
01:09 | 14/05

Exército israelita nega ter entrado em Gaza

O exército israelita esclareceu esta sexta-feira que as tropas não entraram na Faixa de Gaza, depois terem anunciado a operação na conta na rede social Twitter.

De acordo com a AFP, que cita um porta-voz das tropas, tudo não terá passado de 
um problema de "comunicação interna".
00:18 | 14/05

Conselho de Segurança da ONU reúne-se no domingo para avaliar conflito israelo-palestiniano

O Conselho de Segurança da ONU realizará no domingo uma reunião pública virtual sobre o conflito israelo-palestiniano, anunciaram esta quinta-feira fontes diplomáticas.
22:34 | 13/05

Tropas israelitas penetraram esta noite na Faixa de Gaza

Tropas israelitas penetraram esta noite na Faixa de Gaza no âmbito da operação militar em curso contra o movimento islâmico xiita Hamas, anunciou o exército de Israel.

"A força aérea israelita e as tropas terrestres estão a realizar um ataque na Faixa de Gaza", disse o exército numa breve mensagem, que confirmou a entrada de soldados no enclave palestiniano.

21:05 | 13/05

Três 'rockets' foram lançados desde o Líbano contra Israel

Pelo menos três 'rockets' foram lançados desde o Líbano contra Israel, enquanto as forças israelitas começaram a disparar artilharia contra a Faixa de Gaza, onde dezenas de famílias fogem das suas casas.
20:21 | 13/05
Correio da Manhã

Presidentes europeus e americano apelam ao fim da violência entre Israel e Palestina

Os líderes de Estados Unidos, Rússia e França já reagiram aos mais recentes confrontos entre Israel e as forças militares palestinianas, sensibilizando os envolvidos para o fim da violência.
19:12 | 13/05

Sobe para 87 o número de mortos nos conflitos entre Israel e Palestina

O Ministério da Saúde da Palestina revelou a subida do número de mortos em Gaza. São, esta quinta-feira, 87 óbitos (entre os quais 18 crianças e oito mulheres), resultantes dos conflitos entre o Iraque e a Palestina.

Conforme noticiado pela agência Reuters, outras 530 pessoas ficaram feridas na sequência dos ataques na cidade. 
18:16 | 13/05

Câmara de vigilância capta momento em que edifício em Israel é atingido por 'rocket' de Gaza

A carregar o vídeo ...
15:21 | 13/05

Hamas anuncia disparo de 'rocket' sobre segundo maior aeroporto de Israel

O movimento islamita Hamas anunciou ter lançado um enorme 'rocket' de 250 quilos em direção ao segundo maior aeroporto de Israel, tendo apelado às companhias aéreas para suspenderem todos os voos com destino ao Estado hebreu.
13:52 | 13/05

Chefe da diplomacia dos EUA condena disparos de Gaza contra Israel

O chefe da diplomacia norte-americana, Anthony Blinken, condenou o disparo de foguetes contra Israel a partir de Gaza durante uma chamada telefónica com o Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas.
13:49 | 13/05

‘Rockets’ e raides aéreos em mais uma noite de guerra aberta entre Israel e a Palestina

A carregar o vídeo ...
13:40 | 13/05

Hamas ataca Israel que contra-ataca com ofensiva aérea

O Hamas lança a ameaça ao território israelita e lança mais de 200 rockets disparados por militantes palestinianos.

A ofensiva de Israel é imediata. São lançados ataques de caças e helicópteros contra 'alvos militares' do Hamas.

Nove crianças são mortas numa troca de tiros que fez um total de 29 mortos do lado palestiniano.

Ao longo de terça-feira (dia 11 de maio) novos rockets são lançados.
A carregar o vídeo ...
13:37 | 13/05

Polícia israelita e palestinianos continuam 'em guerra'

Os violentos 'frente-a-frente' entre polícia israelita e palestinianos continuam a fazer centenas de feridos. Há mais de 395 feridos do lado da Palestina, mais de 200 são hospitalizados.
13:36 | 13/05

Destruição em Gaza após noite de fogo cruzado

A carregar o vídeo ...
13:35 | 13/05

Supremo Tribunal adia decisão sobre expulsão de famílias palestinianas

Um tribunal de pequena instância deu razão a colonos judeus no início do ano, o que deixou os palestinianos em clara revolta. Várias famílias palestinianas ficam em risco de abandonar as casas que ocupam há décadas.

A agitação dos últimos tempos surge muito devido a esta tentativa de colonos judeus expulsarem várias famílias palestinianas das suas casas, no bairro Sheikh Jarrah, no leste de Jerusalém.

O Supremo Tribunal tem a decisão final, mas esta é adiada pelo ministério da justiça.
13:31 | 13/05

Violência chega a outras partes de Jerusalém Oriental

Apesar das orações na Mesquita Al-Aqsa terem sido realizadas de forma pacífica na noite seguinte, a violência chega a outras zonas de Jerusalém Oriental.

Durante a noite mais de 100 palestinianos são feridos após serem baleados por balas de borracha.

A polícia israelita confirma que 17 oficiais ficaram feridos nos confrontos. Surge então a primeira reação aos recentes conflitos:

Estados Unidos, Rússia, União Europeia e ONU expressam "prefunda preocupação" com a violência.
13:26 | 13/05

Conflitos começam na última sexta-feira do mês de Ramadão

Os primeiros ecos de conflitos surgem na última sexta-feira do mês de Ramadão, dia 7 de maio.

O complexo da mesquita de Al-Aqsa - terceiro local mais sagrado do Islão - está lotado por muçulmanos. Desde a semana anterior, a violência já estava em crescendo na Cidade Santa e na Cisjordânia.

Vários palestinianos atiram pedras, garrafas e tochas contra a polícia. As autoridades respondem com balas de borracha e gás lacrimogéneo. 

São mais de 200 os feridos na sequência dos confrontos, a maioria são palestinianos.
Gaza Jerusalém Oriental Israel Palestina distúrbios guerras e conflitos conflitos (geral)
Ver comentários