Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

A ‘gaffe’ de Gordon Brown (COM VÍDEO)

O primeiro ministro do Reino Unido, Gordon Brown, cometeu uma ‘gaffe’ esta quarta-feira de manhã ao classificar o diálogo com Gillian Duffy, uma pensionista, como um “desastre”, quando os microfones ainda estavam ligados.
28 de Abril de 2010 às 16:25
A ‘gaffe’ de Gordon Brown (COM VÍDEO)
A ‘gaffe’ de Gordon Brown (COM VÍDEO) FOTO: d.r.
Gordon Brown encontrava-se numa acção de campanha, quando Duffy o inquiriu sobre temas como o desemprego, a imigração, o crime e a economia.

À saída, como se pode ver no vídeo, Brown despediu-se dizendo ‘gostei muito de a ver’. No entanto, ao entrar no carro oficial, o microfone captou a sua verdadeira impressão acerca do encontro, num desabafo com o seu assistente:

Gordon Brown: “Aquilo foi um desastre. Bem eu...nunca me deveriam ter posto com aquela mulher. Quem é que teve a ideia?”

Assistente: ‘Não sei, eu não vi”.

Gordon Brown: “Foi a Sue (directora de relações do governo), acho eu.”

Assistente: “Eu não sei se eles (os media) vão aproveitar isso.”

Gordon Brown: “Eles vão aproveitar.”

Assistente: “O que é que ela disse?”

Gordon Brown: “Oh, tudo. Ela era uma espécie de mulher fanática e intolerante (bigot). Disse que costumava ser trabalhista. Quer dizer, é ridículo.”

Entretanto Gordon Brown já tomou conhecimento do vídeo e pediu desculpas publicamente a Gillian Duffy, que diz estar ‘furiosa’ com o ocorrido.

A oito dias das eleições, este incidente é prejudicial para a popularidade do líder britânico que, segundo as sondagens, encontra-se em terceiro lugar nas intenções de voto.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)