Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

ABATIDO TERRORISTA MAIS PROCURADO NO PAQUISTÃO

As autoridades de Islamabad desferiram um importante golpe nas operações da organização terrorista al-Qaeda naquele país, ao terem morto a tiro o terrorista mais procurado no Paquistão, Amjad Farooqi, relacionado com duas tentativas de assassinato do presidente Musharraf e com o sequestro e assassínio do jornalista norte-americano Daniel Pearl.
27 de Setembro de 2004 às 10:09
Amjad Farooqi, também conhecido como Amjad Hussain, era objecto de uma oferta de um prémio no valor de 20 milhões de rupias (330 mil dólares) para quem forncesse informações que conduzissem à sua captura. Foi morto durante um tiroteio de duas horas numa casa em Nawabshah, na província de Sindh, Sul do Paquistão. Pelo menos mais três militantes foram mortos durante o violento tiroteio, e outros três foram detidos.
Segundo a BBC, todas as pistas sobre as actividades da al-Qaeda no Paquistão levaram as autoridades paquistanesas até Amjad Farooqi. Era acusado de planear e de fornecer homens para diversas operações financiadas pela al-Qaeda, incluindo duas tentativas de assassinato do presidente Pervez Musharraf, em Dezembro passado, e a decapitação de Pearl em 2002.
Amjad Farooqi era descrito com um operacional terrorista extremamente inteligente e discreto, responsável pela instalação no Paquistão de diversas células terroristas, capazes de funcionar de forma independente. Era próximo de Abu Faraj al-Libbi, chefe operacional da al-Qaeda na região, e também tivera contactos directos com Khalid Sheik Nohammad, a alegada terceira figura na hierarquia da al-Qaeda, detido próximo de Islamabad, no ano passado.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)