Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

ABUSOS SEXUAIS FECHAM PARÓQUIAS

Os abusos sexuais cometidos por sacerdotes obrigaram a arquidiocese de Boston, no estado norte-americano de Massachussetts, a levar a cabo uma reestruturação nas instituições que vai resultar no encerramento de 65 das 357 paróquias.
27 de Maio de 2004 às 00:00
O arcebispo Sean O’Malley anunciou na terça-feira aos paroquianos esta sua penosa decisão e adiantou que o encerramento integra um processo que se iniciou em Dezembro do ano passado e que deverá estar concluída até ao fim deste ano. O’Malley explicou ainda que o fecho se tornou imperioso devido à escassa comparência de fiéis às missas, à falta de padres e também à incapacidade financeira, considerando que os escândalos sexuais obrigaram ao pagamento de indemnizações milonárias às vítimas.
Foi na sequência das denúncias dos abusos sexuais, que envolveram várias centenas de padres nos EUA, que a que a arquidiocese de Boston se viu obrigada a encetar uma reestruturação. Assim, apesar de serem encerradas 65 paróquias, vão ser criadas outras cinco através de fusões. Além disso, outras cinco igrejas permanecerão abertas, mas apenas para as orações, as quais serão mantidas por paroquianos.
Esta decisão não agradou aos paroquianos afectados, muitos dos quais vão apelar a O’Malley para que reveja a sua decisão. Se o arcebispo de Boston não aceder ao seu pedido, poderão levar o caso ao Vaticano.
Ver comentários