Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

ACORDOS DE GATO AQUECEM DELEGADOS

O IX Congresso da UNITA prosseguiu ontem em Viana com a discussão do relatório de actividades da Comissão Política apresentado pelo secretário-geral em exercício, Mártires Correia Victor.
26 de Junho de 2003 às 00:00
Se ganhar, Samakuva vai rever alguns acordos com o governo
Se ganhar, Samakuva vai rever alguns acordos com o governo FOTO: Miguel Souto/Lusa
Este é considerado um ponto importante da agenda na medida em que permite avaliar o desempenho da Comissão de Gestão coordenada até ao princípio do corrente mês por Paulo Lukamba "Gato", um dos candidatos à sucessão de Jonas Savimbi.
A avaliação do relatório da Comissão Política está a dar origem, nos bastidores, a acaloradas discussões, já que traz à tona aspectos importantes, como os eventuais acordos assinados entre a UNITA gerida por Lukamba "Gato" e o Governo.
O entendimento em relação à Comissão Constitucional, por exemplo, constitui um dos pontos 'quentes' deste Congresso, uma vez que na opinião do candidato Isaías Samakuva e de seus apoiantes, o partido do 'Galo Negro' cedeu, beneficiando o MPLA.
Aliás, Isaías Samakuva já afirmou abertamente que se for eleito presidente da UNITA muitos dos "entendimentos" alcançados entre o seu partido e o Governo do MPLA terão necessariamente que ser revistos por ferirem a pretendida postura enquanto partido da oposição.
ATRASOS
Outro ponto que está a 'aquecer' os delegados diz respeito aos atrasos que se têm registado na discussão dos assuntos neste Congresso. Até ao princípio da tarde de ontem, não havia sido ainda aprovado o regulamento que regeria o Congresso. A distribuição tardia dos documentos é outra falha apontada por vários delegados que poderá resultar no prolongamento dos trabalhos para além de sexta-feira próxima.
A seguir atentamente os trabalhos estão os representantes do CDS/PP, José Ribeiro e Castro, da Nova Democracia, Manuel Ramalho e do Fórum Português para a Democracia, Maria Antónia Palla. Hoje chega o antigo presidente da Câmara de Lisboa João Soares.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)