Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

ADIADA CONFERÊNCIA NACIONAL IRAQUIANA

A Conferência Nacional iraquiana, para definir o futuro do país, marcada para o próximo sábado (dia 31), foi adiada para meados do mês de Agosto, anunciou uma fonte oficial ligada à preparação do encontro.
29 de Julho de 2004 às 15:43
O adiamento da conferência para dia 15 de Agosto resultou de uma exigência das Nações Unidas, que alegam ser necessário mais tempo para organizar a transição democrática no país.
“Alegam que o conhecimento da conferência é fraco, que 60% dos iraquianos não sabem que vai ser realizada, e argumentam que muitos grupos estão fora do processo”, revelou Sadeq Mousawi, ligado à organização do evento.
À chegada ao Iraque, a semana passada, o representante da ONU, Jamal Benomar, havia já afirmado que a conferência deveria decorrer nas melhores condições possíveis.
“O tempo é muito curto para organizar uma reunião desta importância, é por isso que as Nações Unidas são a favor do seu adiamento”, fez saber na altura o representante de Kofi Annan.
O adiamento da Conferência Nacional iraquiana levanta, agora, preocupações sobre um eventual adiamento também das eleições planeadas para o início do próximo ano.
Ahmed Chalabi, líder do Congresso Nacional Iraquiano, uma das forças políticas que vão participar no encontro, mostrou-se preocupado com o que classificou ser “um protagonismo exagerado da ONU” no país, afirmando que o adiamento vai encorajar a acção dos terroristas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)