Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Aeroporto de Brasilia vai receber mais 5 milhões de passageiros

Novo terminal do aeroporto quase duplica o número de pontes de embarque.
18 de Abril de 2014 às 16:07
Aeroporto, Brasilia, vai, receber, mais, 5, milhões, passageiros
Aeroporto, Brasilia, vai, receber, mais, 5, milhões, passageiros FOTO: Reuters

O Aeroporto Internacional de Brasília (Juscelino Kubitschek), inaugurou esta semana um novo terminal de passageiros, quase duplicando o número de pontes de embarque e desembarque, que passaram a ser 23.

A nova ala, denominada Píer Sul, que entrou em funcionamento pleno nesta sexta-feira, é a penúltima etapa da modernização e ampliação do maior aeroporto da capital brasileira, que será concluída em maio com mais uma ala, o Píer Norte, que terá outras 8 pontes de embarque e desembarque.

As duas novas alas permitirão um significativo aumento da capacidade de movimentação do aeroporto. Da sua atual capacidade, já saturada, de 16 milhões de passageiros ao ano, passará a poder receber até 21 milhões de passageiros.

A inauguração das duas novas alas foi programada para acontecer antes do início do Mundial da Fifa, pois Brasília será sede de sete partidas nesse periodo e são esperadas mais de 400 mil pessoas na cidade. Mas a obra foi pensada também para atender à crescente demanda da capital federal, que já tem mais de 2,5 milhões de habitantes e que recebe cada vez mais turistas e autoridades do mundo inteiro.

A obra de construção das duas novas alas custou 387 milhões de euros e foi iniciada há 16 meses, dando empregou a 3300 trabalhadores de várias áreas da construção civil.

Agora, com a obra da ala sul pronta, 500 novos empregos foram criados, desta feita de pessoal administrativo que vai garantir o seu funcionamento.

O Píer Sul tem 40 mil metros quadrados, restaurantes e dois miradouros elevados, com vista panorâmica para a pista. Quando o Píer Norte também estiver em funcionamento, os dois terminais serão interligados por um longo corredor com passadeiras rolantes.

Aeroporto Brasilia vai receber mais 5 milhões passageiros
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)