Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

África do Sul: Criança sobrevive oito dias no Kruger Park

Alex Mboweni, de 12 anos, sobreviveu oito dias sozinho no Parque Nacional Kruger, no nordeste da África do Sul, rodeado de animais selvagens, após se ter separado da sua família que tentava atravessar ilegalmente a fronteira.
27 de Agosto de 2009 às 11:22
Alex Mboweni com a sua mãe
Alex Mboweni com a sua mãe FOTO: d.r.

O menino moçambicano surpreendeu as autoridades que o encontraram por ter conseguido sobreviver a beber água de fontes utilizadas também por animais selvagens como leões e elefantes.

O menor perdeu-se quando a sua família tentava atravessar ilegalmente a fronteira entre Moçambique e a África do Sul e teve que correr após ser surpreendida pela polícia fronteiriça.

Durante a travessia da família pela fronteira, a mãe de Alex foi detida pela polícia. O seu pai conseguiu escapar, mas depois dirigiu-se a uma esquadra para participar o desaparecimento do filho.

“Perdi-me e nunca pensei que alguém fosse encontrar-me vivo. Não sabia onde estava nem para onde ir. No primeiro dia, quando o sol se pôs, sentei-me perto de um formigueiro para ficar aquecido», relatou o menino à imprensa local.

“Eu ficava com muito medo à noite. Ouvia os leões a rugir e outros animais a fazer barulhos. Tinha sede mas só consegui encontrar água ao fim de três dias. Ia ao rio uma vez por dia para beber água, mas fui ficando cada vez mais fraco”, contou.

Só ao oitavo dia de buscas é que Alex, demasiado fraco para andar, ouviu a voz da sua mãe a gritar por ele e conseguiu ir ao seu encontro.

Alex foi levado para um hospital, mas não apresentou quaisquer problemas físicos decorrentes dos oito dias que passou sozinho entre animais selvagens.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)