Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Ajustes financeiros conduzem à 'igualdade de género' no futebol australiano

Acordo resulta dos ajustes a que o organismo foi obrigado pela crise económica desencadeada pela pandemia.
Lusa 16 de Setembro de 2020 às 10:55
Bola de futebol
Bola de futebol FOTO: Matthew Ashton/Getty Images
A Federação de futebol da Austrália (FFA) e o sindicato de jogadores (PFA) assinaram um acordo coletivo para as seleções nacionais que garanta os níveis de alto rendimento e a igualdade de género nas seleções masculina e feminina.

O acordo resulta dos ajustes a que o organismo foi obrigado pela crise económica desencadeada pela pandemia da covid-19, e estará, pelo menos, em vigor até ao final do Mundial feminino de 2023, organizado em conjunto por Austrália e Nova Zelândia.

A Federação e o Sindicato concordaram em ajustar reduções salariais, para responder à crise económica, mas ambos pretendem fomentar a igualdade de género e a paridade na remuneração, partilhando equitativamente as receitas pelas seleções.

"Este acordo assegura que os 'socceroos' [seleção masculina] e as 'Matildas' [feminina] continuem a receber a mesma parte das receitas geradas pelas nossas seleções, mas também serve para apoiar a saúde financeira", adiantou o diretor executivo da FFA, James Johnson.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 929.391 mortos e mais de 29,3 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

As medidas para combater a pandemia paralisaram setores inteiros da economia mundial e levaram o Fundo monetário Internacional (FMI) a fazer previsões sem precedentes nos seus quase 75 anos: a economia mundial poderá cair 4,9% em 2020, arrastada por uma contração de 8% nos Estados Unidos, de 10,2% na zona euro e de 5,8% no Japão.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Austrália FFA PFA desporto futebol coronavírus igualdade de género
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)