Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Al-Qaeda ameaça Europeu de 2008

A al-Qaeda prepara-se para semear o terror no Euro’ 2008, que se realiza este Verão na Áustria e na Suíça. "Transformemos os dois países mais seguros da Europa num inferno, como o Iraque ou o Afeganistão!" é um dos apelos à violência que nas últimas semanas se têm sucedido nos sites islamitas mais populares. A notícia foi avançada pelo jornal helvético ‘La Liberté de Fribourg’, que cita fontes dos Serviços de Segurança suíços, mas Viena desmente-a.
16 de Maio de 2008 às 00:30
Forças policiais austríacas têm levado a cabo treinos diários
Forças policiais austríacas têm levado a cabo treinos diários FOTO: Leonhard Foeger/Reuters

As mensagens relativas ao Campeonato Europeu de Futebol que proliferam nos sites islamitas apelam à guerra santa. "Chegou a hora dos combatentes da fé. Deixem ouvir a vossa voz", exorta uma delas.

Um responsável não identificado dos Serviços de Segurança citado pelo ‘La Liberté de Fribourg’ garante que estas ameaças estão a ser levadas muito a sério. "Estamos em alerta e seguimos de perto estes fóruns jihadistas, porque é através deles que os agentes de bin Laden despertam as células adormecidas", assegura.

As autoridades austríacas, no entanto, afirmam não dispor de qualquer informação sobre as ameaças. Segundo Rudolf Gollia, porta-voz do Ministério do Interior da Áustria, a notícia sobre as ameaças deve-se à "má interpretação de declarações feitas por um responsável da polícia a um diário local". A Suíça garante-nos que se distancia das declarações", afirmou.

TERRORISTA DESPROMOVIDO

O líder da al-Qaeda no Iraque, Abu Ayyub al-Masri, acabou de ser ‘despromovido’. Com efeito, a recompensa que os Estados Unidos ofereciam pela sua captura, morto ou vivo, foi reduzida de cinco milhões de dólares para cem mil dólares.

Não se sabe se a medida se deveu à crise económica ou a uma reavaliação do líder terrorista no Iraque, mas normalmente as recompensas são estabelecidas segundo o grau de perigo que representa determinado indivíduo, pelo que al-Masri não deverá estar muito satisfeito... No princípio do mês, os EUA chegaram a anunciar a captura de al-Masri, mas tratou-se de um engano. Os americanos continuam interessados nele, mas pagam menos.

SAIBA MAIS

AL-QAEDA significa ‘a base’. A organização terrorista foi criada em 1988 por Abdullah Yusuf após a guerra soviética contra o Afeganistão. Osama bin Laden assumiu a liderança da rede posteriormente, tendo por braço-direito Ayman al-Zawahiri.

29 de Dezembro de 1992 foi o dia em que a al-Qaeda levou a cabo o seu primeiro atentado terrorista. Duas bombas explodiram em Áden, no Iémen. Os alvos eram os hotéis Movenpick e Goldmohur e o objectivo travar a ida de soldados americanos para a Somália.

35,7 milhões de francos (21,8 milhões de euros) vai investir a Suíça na Segurança para o Euro’2008. Para adquirir um bilhete será necessário dar o número do passaporte. Se os compradores forem do Médio Oriente, só terão visto após algumas investigações.

Ver comentários