Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Al-Qaeda prepara vaga de atentados

A al-Qaeda poderá estar a preparar atentados terroristas na Alemanha. O alerta partiu do vice-director da Polícia Judiciária Federal (BKA), Bernhard Falk, em declarações ontem publicadas no ‘Die Welt’.
9 de Fevereiro de 2008 às 00:30
“Temos indícios de que, com alta probabilidade, existem planos para atentados na Alemanha”, afirmou Falk ao jornal. A decisão de perpetrar ataques na Alemanha terá sido tomada pelos líderes da al-Qaeda na região fronteiriça entre o Afeganistão e o Paquistão, segundo o secretário de Estado do Interior, August Hanning, também citado pelo ‘Die Welt’. “Estamos preocupados, porque não sabemos se conseguiremos continuar a evitar todas as operações terroristas”, advertiu Hanning. De acordo com elementos recolhidos pelas autoridades germânicas, a missão militar da Alemanha no Afeganistão, ao serviço da NATO, fez subir o maior país da União Europeia na lista de prioridades de atentados da al-Qaeda.
O alerta de atentados da rede terrorista de Osama bin Laden em território germânico foi divulgado depois de, ainda esta semana, o ministro da Defesa, Franz Josef Jung, ter anunciado que Berlim enviará para o Afeganistão, no próximo Verão, uma força de reacção rápida constituída por 250 homens. Aquela força destina-se a substituir o contingente norueguês que desempenha actualmente uma missão naquele país.
TREINADOS NA NET
Refira-se que estarão a ser recrutados na Alemanha extremistas islâmicos que, depois, recebem instrução militar em campos de treino da al-Qaeda. Posteriormente, são reenviados para a Alemanha, onde poderão cometer atentados terroristas. Alguns são recrutados e treinados através da internet.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)