Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Álcool e pressões na causa do acidente que vítimou presidente polaco

As autoridades russas concluíram que o avião, onde ia a bordo o Presidente polaco, Lech Kaczynski, caiu em Abril porque a tripulação foi pressionada a aterrar em condições adversas por um oficial da Força Área que estaria alcoolizado.
12 de Janeiro de 2011 às 12:57
O avião despenhou-se a 10 de Abril com altos funcionários polacos a bordo, entre eles, o presidente Lech Kaczynski
O avião despenhou-se a 10 de Abril com altos funcionários polacos a bordo, entre eles, o presidente Lech Kaczynski FOTO: EPA/Sergei Chirikov

Kaczynski e outras 95 pessoas, incluindo a mulher do chefe de Estado  polaco e altos responsáveis polacos, morreram a 10 de abril do ano passado  quando o avião em que seguiam se despenhou quando foi tentada uma aterragem  em Smolensk, no oeste da Rússia. Não houve sobreviventes.         

 "A presença no 'cockpit' de altos responsáveis (o chefe de estado  da Força Aérea e o chefe do protocolo) e uma reação negativa do principal  passageiro (o presidente Kaczynski) constituíram uma pressão psicológica  sobre a tripulação, influenciando a decisão de fazer uma aterragem em condições  impróprias", declarou Tatiana Anodina, chefe do Comité intergovernamental  da aviação (MAX), citada por agências noticiosas internacionais, durante  uma conferência de imprensa em Moscovo.          

 "Foi detectado álcool, uma quantidade de 0,6 miligramas por litro,  no sangue do chefe da Força Aérea", o general Andrzej Blasik, adiantou Anodina.          

 

 As autoridades russas também concluem que para o acidente do avião do  Presidente polaco contribuiu uma preparação insuficiente da tripulação,  e a decisão desta de aterrar apesar das advertências para as más condições  meteorológicas em vez de procurar aterrar noutro aeroporto.        

   Anodina explicou que o avião tinha tentado aterrar apesar "de múltiplas  informações sobre as condições meteorológicas indicarem que não eram adequadas".           

      

avião Lech Kaczynski rússia II Guerra Mundial Katyn exército vermelho
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)