Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Alegado envolvimento de Lula da Silva no 'Mensalão' causa polémica

As acusações de envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso de corrupção, que ficou conhecido como ‘Mensalão’, está a causar polémica entre os partidos de coligação do Governo da presidente Dilma Rousseff e a oposição.
21 de Setembro de 2012 às 16:10
Uma reportagem da revista ‘Veja’ divulga afirmações que apontam Lula da Silva como chefe do ‘Mensalão’
Uma reportagem da revista ‘Veja’ divulga afirmações que apontam Lula da Silva como chefe do ‘Mensalão’ FOTO: Fernando Ferreira / Record

A oposição pede que o ex-presidente também seja investigado sobre as denúncias de desvio de dinheiro público para compra de votos em 2005. 

A reacção foi desencadeada por uma reportagem da revista ‘Veja’, publicada no último fim-de-semana, que divulga afirmações atribuídas ao réu Marcos Valério, suposto operador do esquema, que apontam Lula da Silva como chefe do ‘Mensalão’.

Os seis partidos da coligação, liderados pelo Partido dos Trabalhadores, de Lula da Silva e de Dilma Rousseff, divulgaram na noite de quinta-feira (madrugada desta sexta-feira, em Lisboa), uma nota de repúdio contra a manifestação da oposição. 

O comunicado conjunto afirma que as acusações são "fantasiosas" e uma tentativa de politizar o ‘Mensalão’ e de "comprometer a honra" do ex-presidente. 

O caso está a ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal, a mais alta instância da justiça brasileira. Ao mesmo tempo, ocorrem nas cidades brasileiras as campanhas eleitorais para as prefeituras.

O Procurador-Geral do Brasil, Roberto Gurgel, afirmou no início da semana que as acusações contra Lula da Silva só serão examinadas depois do julgamento do caso.

Ver comentários