Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Alemanha: Tribunal analisa ajudas à Grécia

O Tribunal Constitucional Alemão (BVG) começou esta terça-feira a apreciar três queixas contra as ajudas financeiras à Grécia e contra as garantias dadas por Berlim ao fundo de resgate europeu, que já serviu para apoiar a Irlanda e Portugal.
5 de Julho de 2011 às 09:44
Apoio da Alemanha, liderada por Angela Merkel, à Grécia está a ser contestado
Apoio da Alemanha, liderada por Angela Merkel, à Grécia está a ser contestado FOTO: Agências

O economista Joachim Starbatty, subscritor de um dos requerimentos, disse à emissora Deutschlandfunk, antes de começar o processo, que a sua iniciativa se destina a "salvar a Europa, por recear que esta se transforme num Estado endividado".

O governo alemão está representando na audiência pelo ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, que tentará justificar as garantias de 22,4 mil milhões de euros oferecidas à Grécia em Maio de 2010, para evitar a bancarrota deste país.

Em causa estão ainda as garantias de 144,6 mil milhões de euros dadas pela Alemanha para a constituição do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF), que já serviu para financiar os resgates da Irlanda e de Portugal.

A audiência do BVG não abordará ainda a criação do chamado mecanismo europeu de resgate permanente (ESM), que deverá substituir, a partir de meados de 2013, o FEEF, e só será debatido no parlamento alemão em Setembro.

O político democrata-cristão Peter Gauweiler, subscritor de outra queixa contra as ajudas financeiras, acusou o executivo de Angela Merkel de não estar a defender o poder de compra dos alemães e de não prevenir tendências inflacionárias, ao aderir aos resgates europeus.

Por seu turno, o deputado democrata-cristão Peter Altmaier defendeu a posição do executivo, afirmando que "não há qualquer automatismo" nas ajudas à Grécia, "que só foram concedidas mediante determinadas condições".

A audiência de hoje foi considerada um processo-piloto pelo BVG porque das 15 queixas aceites vão ser apreciadas três previamente seleccionadas pelo Supremo, que deverá pronunciar a respectiva sentença no próximo Outono.

Alemanha Tribunal queixas apoio Grécia Portugal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)