Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

ALEMANHA: VERDES RATIFICAM COLIGAÇÃO

O partido Os Verdes alemão aprovou ontem à noite, em congresso extraordinário realizado na cidade de Bremen, o acordo para uma segunda legislatura em coligação com os sociais-democratas do SPD, de Gerhard Schroeder.
19 de Outubro de 2002 às 16:00
ALEMANHA: VERDES RATIFICAM COLIGAÇÃO
ALEMANHA: VERDES RATIFICAM COLIGAÇÃO
Apesar de ter ratificado o acordo por esmagadora maioria, o partido de Joschka Fischer não deixou de tecer duras críticas à decisão de Schroeder de atrasar a data de encerramento de uma central nuclear em Obrigsheim, no sudoeste da Alemanha.

Fischer, que detém o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros no executivo de Berlim, defendeu durante o seu discurso o acordo de coligação assinalando que os Verdes tinham possibilidade de ser o motor das reformas a executar nos próximos anos.

Em relação ao caso Obrigsheim, o líder ambientalista admitiu não estar de acordo com a decisão do seu parceiro de coligação, sublinhando, contudo, que é preciso ser suficientemente adulto para aceitar o compromisso. “A alternativa era aceitar a decisão de Obrigsheim, ou deixar de lado todo o nosso projecto reformista”, realçou.

Após o congresso extraordinário de Os Verdes, é a vez de amanhã (domingo) os sociais-democratas também se reunirem, neste caso em Berlim, para aprovarem o novo acordo de coligação, uma decisão que tudo indica deverá ser pacífica.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)