Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

ALI SISTANI APELA A MARCHA SOBRE NAJAF

O mais respeitado chefe espiritual dos xiitas do Iraque, ayatollah Ali Sistani, apelou aos seus seguidores para marcharem sobre Najaf, para salvarem os lugares santos daquela cidade do sul do Iraque, anunciou um representante do clérigo.
25 de Agosto de 2004 às 09:46
Ali Sistani
Ali Sistani FOTO: d.r.
“Najaf está em fogo. O ayatollah Ali Sistani está de volta ao Iraque e pede aos xiitas iraquianos de todas as províncias que se juntem a ele na cidade santa”, informou Hamed Al-Khafaf por telefone, a partir de Beirute (Líbano), em declarações à televisão Al-Arabiya.
O clérigo xiita, que se deslocou a Londres a fim de se submeter a uma intervenção cirúrgica ao coração, já regressou ao Iraque, segundo revelou outro dos seus colaboradores. Mohammed Bahr Al-Uloum informou que Ali Sistani atravessou a fronteira do Koweit para o Iraque esta quarta-feira.
O regresso do mais respeitado chefe espiritual dos xiitas do Iraque já foi confirmado também pela Polícia de Bassorá, segundo a qual o clérigo já chegou ao sul do país. Aguarda-se que Ali Sistani chegue amanhã, quinta-feira, à sua casa, em Najaf.
Esta quarta-feira de manhã, estava iminente o ataque final aos seguidores do clérigo radical xiita Moqtada Al-Sadr entrincheirados há três semanas na mesquita do Imã Ali, no centro de Najaf. O templo religioso encontrava-se cercado por tanques norte-americanos com militares iraquianos a tomarem posições no local.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)