Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Aliado de Ibarretxe reuniu-se com a ETA

Um padre irlandês próximo do presidente do governo regional basco, Juan José Ibarretxe, reuniu-se em segredo, no Outono passado, com a cúpula da ETA no sul de França, noticiou ontem o jornal espanhol ‘El Mundo’. O encontro terá tido lugar no mosteiro de Belloq, o mesmo onde reside Marcel Etxeandia, um dos dois monges beneditinos detidos na semana passada por suspeita de ligações aos terroristas bascos.
14 de Fevereiro de 2005 às 00:00
Alec Reid tenta negociar a paz
Alec Reid tenta negociar a paz FOTO: Reuters
Segundo o jornal, o sacerdote Alec Reid, que exerce funções comparadas às de um assessor de Ibarretxe, deslocou-se várias vezes ao mosteiro de Belloq para encontros com a liderança do grupo terrorista, logo após a detenção de Mikel ‘Antza’, o anterior dirigente máximo da ETA.
O objectivo dos encontros não foi avançado, mas especula-se que o sacerdote pretenderia auscultar a posição da nova direcção da ETA, nomeadamente, quanto à possibilidade de negociações. Não foi referido se Ibarretxe estaria ou não ao corrente das deslocações do seu aliado ao sul de França.
O padre Alec Reid esteve no passado ligado às conversações de paz para o Ulster e terá ajudada a negociar, nos bastidores, o Acordo de Sexta-Feira Santa. Ainda hoje, Reid é considerado o ‘conselheiro espiritual’ do líder do Sinn Fein, Gerry Adams, cuja visita ao País Basco, este mês, ajudou a organizar.
Foi precisamente no mosteiro de Belloq que foi detido um dos dois monges beneditinos bascos acusados na sexta-feira de ligações à ETA. Ambos foram libertados depois de terem sido interrogados pela Polícia francesa.
LISTA DE ALVOS
Entretanto, a rádio estatal espanhola noticiou ontem que um dos 18 alegados membros da ETA, detidos sexta-feira no País Basco, tinha em sua casa uma lista com dezenas de possíveis alvos, incluindo políticos e responsáveis das forças de segurança, cuja identidade não foi revelada.
BATASUNA 'QUER' IR A VOTOS
Entretanto, o ilegalizado partido Batasuna apresentou uma lista para concorrer às eleições autonómicas bascas, com os deputados do Szialista Abertzaleak Arnaldo Otegi, Jone Goirizelaria e Rakel Peña como cabeças de lista.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)