Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Aliados de Fidel afastados

Num corte radical com o estilo de governação do irmão, Fidel Castro, o presidente de Cuba aprovou uma profunda reforma do seu governo. Além de ter afastado ministros da confiança do ‘El Comandante’, substituindo alguns pesos-pesados como o vice-presidente, Carlos Lage, o chefe da Diplomacia, Felipe Roque, e o titular da Economia, José Rodríguez, Raúl Castro fundiu ainda diversos ministérios. Trata-se da maior remodelação dos últimos cinquenta anos num executivo de Havana.

4 de Março de 2009 às 00:30
Raúl Castro defende que é preciso uma estrutura mais funcional
Raúl Castro defende que é preciso uma estrutura mais funcional FOTO: Claudia Dout, Reuters

"Actualmente é necessária uma estrutura mais compacta e funcional", justificou Raúl Castro, que anunciara, aquando da sua posse, a 24 de Fevereiro do ano passado, que iria reduzir e reestruturar a administração do Estado. A remodelação implica a substituição de 11 ministros e a fusão de quatro pastas em dois novos ministérios. Destaque para as seguintes substituições: do chefe da Diplomacia pelo actual vice-ministro Bruno Parrilla; do titular da pasta da Economia – que acumulava a vice-presidência do Conselho de Ministros – por Marino Murillo, até agora ministro do Comércio Interno; do vice-presidente Carlos Lage por José Guerra.

Numa pronta reacção, a plataforma dissidente ‘Cuba Democracia Já’ considerou que a remodelação significa o início da "era raulista".

PORMENORES

"CONDUTA INDIGNA"

O ex-líder cubano Fidel Castro garantiu ontem num comentário publicado na Internet que dois responsáveis do governo não identificados foram afastados pelo irmão por "ambição" e "conduta indigna".

LAGE ERA FIGURA-CHAVE

Carlos Lage era uma das principais figuras do regime de Fidel Castro, sendo considerado como um homem-chave na administração do Estado cubano. Durante o governo de ‘El Comandante’, Lage tinha protagonismo e tomava decisões importantes.

A ESTRUTURA DE FIDEL

Fidel Castro dispunha de duas estruturas governamentais: uma Equipa de Apoio ao Comandante em Chefe e o governo propriamente dito, com os respectivos ministérios.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)