Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Aliados querem ‘perpetuar’ Lula

Aliados do presidente brasileiro Lula da Silva, inconformados com o facto de ele deixar a Presidência no final de 2010 – último ano do seu segundo e último mandato sucessivo permitido pela actual Constituição –, estão a tentar transformá-lo num segundo Hugo Chávez e perpetuá-lo no poder. Mesmo com Lula afirmando ser contra, no Congresso Nacional estão em discussão propostas para que o chefe de Estado permaneça no Palácio do Planalto.

23 de Maio de 2009 às 00:30
Lula da Silva encontra-se de visita oficial à Turquia
Lula da Silva encontra-se de visita oficial à Turquia FOTO: Umit Bektas, Reuters

Uma emenda constitucional que permitiria um terceiro mandato deve ser apresentada já na próxima semana. O seu autor, o deputado Jackson Barreto, do PMDB, Partido do Movimento Democrático Brasileiro, a maior base de apoio a Lula, está com pressa, pois para permitir a Lula disputar um terceiro mandato nas presidenciais do próximo ano a emenda terá de ser aprovada até Setembro. Barreto já conseguiu as 171 assinaturas de outros deputados para levar a proposta à votação, incluindo as de 16 deputados da oposição.

Um outro deputado, Sandro Mabel, do Partido da República (ligado à Igreja Universal do Reino de Deus), do vice-presidente José Alencar, apresentou outra proposta que, se aprovada, vai eliminar as presidenciais do próximo ano e juntá-las com as municipais de 2012. O propósito de Mabel, um dos acusados de envolvimento no escândalo do ‘Mensalão’, é poupar dinheiro ao país. Mas nos bastidores afirma-se que essa proposta tenta manter Lula no poder até 2012 caso não seja possível mantê-lo até 2014.

DOENÇA DE DILMA 'BARALHA'

A evolução da doença da ministra da Presidência, Dilma Roussef, candidata escolhida por Lula para lhe suceder no cargo, é actualmente o fiel da balança na corrida à sucessão. Dilma, que luta contra um cancro, afirma sentir-se bem, mas nesta semana teve de ser internada por sequelas decorrentes do tratamento.

O presidente Lula da Silva também afirma que Dilma vai chegar firme e forte à presidência, mas a verdade é que a base aliada desconfia muito das condições da ministra para disputar e vencer o que é sempre uma dura corrida presidencial. Pelo não, e na falta de um outro nome forte de consenso, ganham cada vez maior interesse para os aliados as propostas para manter o actual chefe de Estado no poder para além do seu actual mandato.

SAIBA MAIS

18.º MAIS PODEROSO

Lula da Silva foi, no ano passado, considerado como a 18.ª pessoa mais poderosa do Mundo pela revista ‘Newsweek’. O número 1 do ranking é ocupado pelo presidente dos EUA, Barack Obama.

4

anos é a duração do mandato presidencial no Brasil. O limite constitucional é de dois mandatos consecutivos.

2003

foi o ano em que Lula da Silva tomou posse para o seu primeiro mandato presidencial. Foi reeleito em 2006, tendo iniciado o seu segundo mandato no início do ano seguinte.

CANDIDATO VETERANO

Lula da Silva é o político brasileiro que mais vezes se candidatou à Presidência, num total de cinco vezes. Perdeu três vezes (1989, 1994 e 1998) antes de ser, finalmente, eleito em 2002 e reeleito em 2006.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)