Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Alterações climáticas podem empurrar milhões para a pobreza

Estudo divulgado pelo Banco Mundial.
8 de Novembro de 2015 às 21:21
Estudo revela que mudança do clima pode levar milhares à pobreza
Estudo revela que mudança do clima pode levar milhares à pobreza FOTO: Getty Images

Mais 100 milhões de pessoas estarão a viver na pobreza extrema até 2030 se não for tomada qualquer ação para limitar o impacto do aquecimento global, indicou este domingo um novo relatório do Banco Mundial (BM).

"Sem desenvolvimento 'climático-inteligente', as alterações climáticas podem empurrar mais de 100 milhões de pessoas para níveis de pobreza extrema em 2030", de acordo com o documento, publicado a menos de um mês da conferência de Paris sobre o clima COP21.

O impacto será particularmente forte no continente africano, onde as alterações climáticas podem levar a um aumento dos preços dos alimentos na ordem dos 12% em 2030.

Este será "um golpe muito duro para uma região onde o consumo alimentar dos agregados familiares mais pobres representa mais de 60% das despesas", sublinha a instituição de desenvolvimento económico. A Ásia do Sul também sofrerá um enorme impacto.

Um aquecimento planetário de entre 2º a 3º centígrados, relativamente à era pré-industrial - superior ao objetivo de mais 2º centígrados da comunidade internacional - poderá aumentar em 5% o número de habitantes expostos ao paludismo, ou seja, um aumento de 150 milhões de pessoas, de acordo com o BM.

Banco Mundial organizações internacionais questões sociais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)