Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Amnistia denuncia execução de prisioneiros na Síria

A Amnistia Internacional denunciou esta sexta-feira a execução de prisioneiros na Síria, apontando o caso de uma jovem de 18 anos detida em Homs (centro) e cujo corpo mutilado foi encontrado pela família.
23 de Setembro de 2011 às 16:32
Contestação ao regime sírio teve início em meados de Março
Contestação ao regime sírio teve início em meados de Março FOTO: Osman Orsal/Reuters

Segundo a Amnistia, este foi o 103º caso de detidos mortos na Síria desde Março, sendo o primeiro de uma mulher.  

O corpo de Zainab al-Hosni foi descoberto pela família a 13 de Setembro num hospital militar onde os familiares se deslocaram para identificar o corpo de um irmão, Mohammad, também detido, aparentemente torturado e morto na prisão. Zainab foi decapitada, desmembrada e esfolada, segundo a Amnistia.  

"Se for confirmado que Zainab estava na prisão quando morreu, será um dos casos mais sinistros de morte na cadeia que vimos até agora", declarou Philip Luther, director-adjunto da Amnistia para o Médio Oriente e Norte de África, em comunicado.   

"Tivemos informações nos últimos meses sobre manifestantes cujos corpos foram devolvidos mutilados às famílias, mas este é particularmente chocante", acrescentou.  

Zainab al-Hosni foi levada por homens vestidos à civil a 27 de Julho, aparentemente para pressionar o irmão a entregar-se. Mohammad era um dos organizadores de protestos em Homs.  

Após a detenção da irmã, Mohammad foi informado, por telefone, que ela só seria libertada se ele pusesse fim às suas actividades, indicou a organização. Foi detido a 10 de Setembro e três dias depois, a mãe foi convocada para recuperar o corpo num hospital militar, altura em que descobriu também o corpo da filha. Só foi autorizada a receber este último depois de assinar um documento referindo que os filhos foram mortos por "um grupo armado". 

A Amnistia Internacional disse ter recolhido os nomes de 2.200 pessoas mortas desde o início da contestação ao regime sírio, em meados de Março.

síria protestos prisioneiros regime
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)