page view

Anestésico e uma opção para a depressão resistente a tratamento: A droga que matou o ator Matthew Perry

Ator que deu vida a Chandler Bing, em 'Friends', morreu devido aos efeitos da substância e, agora, decorre uma investigação que visa aqueles que colaboraram para fornecer ao ator a droga. 

15 de agosto de 2024 às 19:22

Utilizada há décadas por médicos e veterinários como um anestésico, a cetamina é uma droga dissociativa, que leva a que as pessoas se sintam separadas ou desligadas do corpo, ou de um ambiente físico. Pelos seus efeitos, há quem a utilize para se drogar, utilizando-a ilegalmente. O Matthew Perry, ator que deu vida a Chandler Bing em 'Friends', morreu devido aos efeitos da substância e, agora, decorre uma investigação que visa aqueles que colaboraram para fornecer ao ator a droga. 

A cetamina ajuda a produzir a sensação de controlo da dor, o esquecimento, a intoxicação, a dissociação e a euforia. Segundo a Harvard Health Publishing, a droga tem sido utilizada para o tratamento de depressões mais severas, quando não há registo de melhorias no estado do doente por via de outras soluções. 

Uma versão prescrita de cetamina chamada esketamina (Spravato), administrada através de um spray nasal, foi aprovada em 2019 pela Food and Drug Administration (FDA) para a depressão resistente a tratamento. No entanto, as diretrizes exigiam o seu uso "sob a supervisão de um profissional de saúde num consultório ou clínica médica certificada".

Um estudo a longo prazo descobriu que a cetamina nasal (mais o antidepressivo regular) ajudou várias pessoas a permanecerem em remissão estável durante 16 semanas de tratamento.De acordo com a investigação, os doentes depressivos podem começar a sentir os benefícios da cetamina em cerca de 40 minutos, ao contrário de outros fármacos específicos para a doença que levam semanas para trazer alguma melhoria. 

É importante destacar que os médicos não encaram a cetamina como uma cura para a depressão e que esta apenas é utilizada quando outros tratamentos não foram eficazes. 

Estima-se que atualmente nos Estados Unidos existam centenas de clínicas privadas por todo o país. Algumas exigem a comunicação ou um diagnóstico do psiquiatra. O tratamento com cetamina ronda os 600 dólares (544 euros) por sessão. 

A FDA alertou em 2023 que a cetamina não está aprovada para o tratamento de qualquer perturbação psiquiátrica depois de tomar conhecimento de que os produtos compostos de cetamina estavam a ser comercializados de forma indevida. 

"A utilização de produtos à base de cetamina sem monitorização de um profissional de saúde relativamente a sedação (sonolência), dissociação (desconexão entre os pensamentos, sentimentos e noção de espaço, tempo e identidade de uma pessoa) e alterações nos sinais vitais (como a tensão arterial e o ritmo cardíaco) pode colocar os doentes em risco de acontecimentos adversos graves", lê-se na página da agência reguladora.

O ator Matthew Perry morreu devido aos efeitos agudos da cetamina, confirmou o departamento de medicina legal de Los Angeles, Estados Unidos da América.

Os elevados níveis de cetamina no sangue de Matthew Perry poderiam ter efeitos letais como a sobre-estimulação cardiovascular e a depressão respiratória. O relatório divulgou que o ator recebia tratamento para a depressão e a ansiedade.

Matthew Perry, de 54 anos, foi encontrado morto no jacuzzi de casa em Los Angeles a 28 de outubro, onde se afogou "na parte aquecida da piscina". Segundo a autópsia, o último tratamento conhecido de cetamina foi uma semana e meia antes do ator morrer.

O assistente pessoal do ator, dois médicos e outras três pessoas estão a ser investigados pelas autoridades norte-americanas por serem suspeitos de facilitar o acesso à droga para o ator.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8