Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

ANNAN DEFENDE RECONSTRUÇÃO DO IRAQUE SEM GOVERNO SOBERANO

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, recusou esta quarta-feira que a reconstrução do Iraque seja feita com base na “existência de um Governo soberano” e apelou ao envolvimento da comunidade internacional neste processo.
23 de Outubro de 2003 às 13:08
Kofi Annan
Kofi Annan FOTO: Arquivo CM
Annan falava na sessão de abertura da Conferência Internacional de Doadores para a Reconstrução do Iraque, que decorre em Madrid, em que participam cerca de 70 países, 21 organizações internacionais e uma dezena de associações não governamentais.
Num discurso de esperança para um futuro melhor para os iraquianos, Annan salientou a necessidade de "um sinal da comunidade internacional" no sentido de contribuir nas ajudas de construção de um novo Iraque. O secretário-geral da ONU defendeu ainda que a reconstrução do Iraque deve seguir a passo de um processo de democratização e independência.
Ainda hoje, é esperado o anúncio do Banco Mundial, através do seu presidente, James Wolfensohn, de uma doação de cinco mil milhões de dólares a serem entregues ao Iraque durante os próximos cinco anos. Por seu lado, a União Europeia prevê a entrega em 2004 de uma contribuição de 750 milhões de euros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)