Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Annan sofre de forte depressão

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, sofre de uma depressão profunda por causa dos problemas que afectam a organização, e até perdeu a voz, noticiou ontem o semanário francês ‘Le Journal du Dimanche’.
16 de Maio de 2005 às 00:00
“Kofi Annan sofre de uma forte depressão, embora esta palavra seja um tabu” (na sede de Nações Unidas), refere o periódico, que cita como fonte “um colaborador muito próximo” do responsável máximo da ONU. O jornal assegura que “tudo começou na Primavera de 2003, com a vitória das tropas norte-americanas no Iraque”, depois da ofensiva militar ter aberto uma crise no seio das Nações Unidas ainda antes do seu início.
“O desenvolvimento do conflito produziu no secretário-geral um fenómeno curioso: perdeu a voz, literalmente, e os médicos não conseguiram encontrar qualquer explicação”, refere a fonte. A partir dessa estranha afonia, a depressão passou a afectar de forma cíclica Annan, que se converteu “numa sombra do que era”.
Os escândalos que envolveram responsáveis da ONU, a morte de Sérgio Vieira de Mello e a implicação do seu próprio filho, Kojo, no escândalo do programa ‘Petróleo por Alimentos’ deixaram Annan “muito abatido, preocupado e distante”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)