Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

ANP E OLP COM NOVOS LÍDERES

Horas depois de anunciada a morte do líder palestiniano Yasser Arafat, foram confirmados os nomes dos seus substitutos na presidência da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) e na presidência da Organização para a Libertação da Palestina (OLP). A primeira será assumida pelo presidente do Conselho Legislativo Palestiniano, Rauhi Fatuh, como prevê a Lei Básica, e a segunda ficará nas mãos de Mahmud Abbas (Abu Mazen).
11 de Novembro de 2004 às 11:42
Rauhi Fatuh assumiu o cargo de presidente da ANP perante um retrato de Yasser Arafat, numa cerimónia realizada na sede do Parlamento palestiniano. De seguida cumpriu-se um minuto de silêncio em memória do seu líder, falecido esta madrugada, no Hospital Militar de Percy, nos arredores de Paris.
Membro veterano das Fatah e pertencente ao clã Tunez, Rauhi Fatuh será presidente palestiniano interino durante 60 dias, prazo em que devem ser convocadas eleições presidenciais.
O governo palestiniano continuará a ser gerido pelo primeiro-ministro Ahmed Qorey, cujos poderes já foram reforçados.
Abu Mazen também foi eleito presidente do Comité Executivo da OLP esta quinta-feira, segundo fontes oficiais palestinianas em Ramallah. Mazen assumia o cargo de secretário-geral deste órgão, foi designado pelos membros da organização e representantes do Comité Central das Fatah.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)