Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

António Vitorino propõe criação de "conselho de segurança" europeu

Medida para avaliar as ameaças internas e externas à UE.
29 de Março de 2016 às 18:56
António Vitorino, ex-comissário europeu
António Vitorino, ex-comissário europeu FOTO: Tiago Petinga/Lusa
O ex-comissário europeu António Vitorino defendeu esta terça-feira a criação de um "conselho de segurança" para avaliar as ameaças internas e externas à União Europeia, meios comuns e capacidades de resposta.

"Eu acho que fazia sentido, para efeitos de previsão da ameaça e de previsão das prioridades da política externa, criar uma espécie de conselho de segurança nacional europeu, algo equivalente ao 'National Security Council' americano que permitisse fazer convergir a nível europeu a componente externa e interna", afirmou.

António Vitorino intervinha na conferência promovida pela comissão parlamentar de Defesa Nacional, na Assembleia da República, sobre a Estratégia Global europeia sobre política externa e de segurança, em preparação.

Para o presidente do Instituto Jacques Delors, com sede em Paris, desse conselho de segurança europeu deveria ser "segregada uma análise comum da ameaça, uma avaliação comum dos meios disponíveis e também das capacidades de resposta".

Para António Vitorino, a necessidade de uma instituição que consiga integrar os dois domínios - segurança interna e externa - justifica-se por haver hoje "um conjunto de ameaças que tanto se podem encontrar no domínio da política externa como no domínio da política de segurança interna".

"E depois hesitamos sobre os instrumentos mais adequados para lidar com esta sobreposição de ameaças e esta falta de clareza conceptual traduz-se também na incapacidade de pôr em comum a cultura que existe em matéria de segurança interna e em matéria de segurança externa", acrescentou.
António Vitorino National Security Council política diplomacia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)