Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Apagão atinge nordeste e parte do norte brasileiro

Um apagão atingiu, na madrugada desta sexta-feira, os nove estados do nordeste brasileiro e parte do norte do país durante quatro horas, informou o Operador Nacional do Sistema Eléctrico (ONS) do Brasil.

26 de Outubro de 2012 às 14:22

A falta de energia começou logo após à meia-noite (3h00 horas em Lisboa) e, quatro horas depois, 70 por cento das cargas estavam restabelecidas, segundo o ONS. O período sem luz variou de cidade para cidade, sendo que as menos atingidas tiveram apenas falhas de alguns segundos.

Os estados afectados foram Tocantins e Pará, no norte brasileiro, e Maranhão, Piauí, Baía, Sergipe, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, no nordeste.

Segundo o ONS, o apagão ocorreu devido a um curto-circuito numa linha de transmissão que liga os sistemas sul/sudeste/centro-oeste e norte/nordeste. Com isso, o segundo sistema ficou isolado e sofreu uma queda acentuada de tensão e frequência que provocou o apagão total das cargas de energia.

Um comité do operador irá reunir-se esta sexta-feira, em Brasília, para avaliar o ocorrido e as suas consequências.

O apagão da madrugada foi o segundo a atingir o nordeste brasileiro desde 22 de Setembro, quando uma falha num transformador causou falta de energia por 25 minutos em seis estados da região.

brasil apagão falha electricidade
Ver comentários