Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

APERTA-SE O CERCO A FUMADORES AMERICANOS

Os legisladores do estado de Nova Iorque, na região nordeste dos EUA, aprovaram uma lei a proibir fumar em lugares públicos, que deverá entrar em vigor 120 dias depois de ser ratificada pelo governador George E. Pataki, um dos principais defensores da medida.
27 de Março de 2003 às 12:55
APERTA-SE O CERCO A FUMADORES AMERICANOS
APERTA-SE O CERCO A FUMADORES AMERICANOS
A nova lei mereceu a aprovação de 57 representantes no Senado do Estado de Nova Iorque, de maioria republicana, sendo que apenas 4 senadores declararam ser contra a proposta. A lei foi igualmente aprovada na Assembleia, dominada pelos democratas, com 96 votos a favor e 44 contra.
De acordo com o texto da nova lei, será proibido fumar nos locais de trabalho, restaurantes, bares, salões de jogo e instalações universitárias, entre outros espaços públicos. De fora da nova legislação, ficam clubes privados que não tenham pessoal assalariado ou bares especialmente concebidos para o consumo de cigarros abertos antes do final de 2002.
Os defensores da nova lei alegam que a sua aplicação vai permitir melhorar a saúde de dezenas de milhares de empregados que trabalham em estabelecimentos públicos. As autoridades do estado de Nova Iorque estimam que o vício de fumar e a inalação passiva de fumo custem cerca de 6.400 milhões de dólares (cerca de 5.980 milhões de euros) por ano ao estado em assistência médica.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)