Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Apoio ao terror

Cem mil muçulmanos britânicos, seis por cento de toda a comunidade, consideram que os atentados terroristas em Londres foram “completamente justitificados”, revela uma sondagem ontem publicada pelo jornal ‘Daily Telegraph’.
24 de Julho de 2005 às 02:56
Apoio ao terror
Apoio ao terror FOTO: d.r.
Apesar da esmagadora maioria da comunidade muçulmana britância (1,6 milhões de pessoas) considerar que os ataques “não têm qualquer justificação”, como responderam 77 por cento dos entrevistados, a verdade é que 24 por cento admitiram sentir alguma “simpatia” para com os suicidas.
A sondagem, que segundo o jornal revela alguma tendências alarmantes, foi elaborada a partir de 526 entrevistas a muçulmanos. Mais de metade dos inquiridos, 56 por cento, considera que, simpatizando ou não com os bombistas suicidas, consegue compreender que algumas pessoas possam cometer atentados semelhantes.
E quando questionados sobre as declarações do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, que classificou a ideologia dos bombistas “perversa e venenosa”, a maioria (58 por cento) concordou. Mas 26 por cento dos inquiridos pensam o contrário.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)