Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Aprovadas sanções contra Pyongyang

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou ontem, por unanimidade, um pacote de sanções contra a Coreia do Norte, menos de uma semana depois de o regime comunista de Pyongyang ter desafiado a comunidade internacional ao realizar um teste nuclear subterrâneo.
15 de Outubro de 2006 às 00:00
As sanções são a resposta da comunidade internacional ao teste nuclear da Coreia do Norte
As sanções são a resposta da comunidade internacional ao teste nuclear da Coreia do Norte FOTO: Adam Dean, Reuters
A resolução que impõe as sanções, aprovada por todos os 15 membros do Conselho de Segurança da ONU, foi redigida pelos EUA e inclui, além de um embargo de venda de armas e tecnologia susceptível de ser usada no desenvolvimento de mísseis ou armas nucleares e o congelamento dos bens do regime norte-coreano no estrangeiro, a proibição de deslocações de responsáveis políticos e militares envolvidos nos programas de armas proibidas.
As sanções abrem também caminho à inspecção em alto mar de todos os navios que entram ou saem da Coreia do Norte, para evitar a importação de materiais proibidos ou a transferência de tecnologia nuclear e balística para países terceiros ou grupos terroristas. No texto incluiu-se ainda a proibição da venda de artigos de luxo ao regime comunista, no que os EUA descreveram como uma tentativa de “emagrecer” a liderança norte-coreana.
O acordo com vista à aprovação da resolução só foi possível depois de algumas alterações ao texto inicial exigidas pela Rússia e pela China, nomeadamente no que diz respeito à remoção de qualquer referência ao possível uso da força contra o regime de Pyongyang.
A RESOLUÇÃO APROVADA
ARMAS
Proíbe a venda de tanques, helicópteros e mísseis, bem como de tecnologia nuclear e balística, à Coreia do Norte. Proíbe igualmente a venda de artigos de luxo.
INSPECÇÕES
A resolução autoriza a inspecção de todos os navios de carga que entram ou saem da Coreia do Norte, para impedir a venda ou transferência de tecnologia nuclear para terceiros.
VIAGENS
Proíbe as deslocações ao estrangeiro de todos os responsáveis envolvidos no programa nuclear e no programa de desenvolvimento de mísseis balísticos do regime norte-coreano.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)