Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Arábia Saudita: mulheres já andam de bicicleta e mota

A polícia religiosa da Arábia Saudita deu luz verde para as mulheres poderem andar de bicicleta e de moto, ainda que sob algumas condições.
3 de Abril de 2013 às 12:46
Mulheres na Arábia Saudita têm um responsável ou guardião, que pode ser o irmão, o pai ou o marido, do qual dependem da autorização para casar, ou obter divórcio, para viajar, estudar, trabalhar, ou mesmo para abrir uma conta bancária
Mulheres na Arábia Saudita têm um responsável ou guardião, que pode ser o irmão, o pai ou o marido, do qual dependem da autorização para casar, ou obter divórcio, para viajar, estudar, trabalhar, ou mesmo para abrir uma conta bancária FOTO: Reuters

As mulheres da Arábia Saudita ganharam mais um direito, naquele que ainda é um dos países que apresenta mais discrepâncias em matéria de igualdade de sexos.

Segundo informou um jornal local, já é permitido às mulheres andar de bicicleta e de moto, ainda que apenas o possam fazer quando acompanhadas por um homem da sua família e vestidas de forma respeitável, não podendo assim deixar de lado a tradicional abaya usada pelas mulheres islâmicas, que cobre o corpo da cabeça aos pés.

O uso de bicicletas pelas mulheres apenas vai ser permitido em parques e áreas recreativas, excluindo o seu uso como normal meio de transporte, e devem ser evitados locais onde onde homens se reúnam, para fugir ao assédio.

Outro pequeno avanço no que toca à matéria de igualdade de direitos, foi a recente decisão de criar clubes desportivos femininos, segundo relatou o jornal Al-Watan, num país que é contra a prática desportiva das mulheres.

A Arábia Saudita é o país árabe com maior área territorial, e foi o local de nascimento do Islão.

OUTRAS RESTRIÇÕES

As mulheres na Arábia Saudita têm um responsável ou guardião, que pode ser o irmão, o pai ou o marido, do qual dependem da autorização para casar, ou obter divórcio, para viajar, estudar, trabalhar, ou mesmo para abrir uma conta bancária.

Também não lhes é permitido sair à rua sem estarem acompanhadas pelo marido ou por um familiar.

A condução é outro direito que as mulheres deste país árabe ainda não conseguiram conquistar até ao momento. Para além de tudo isto existem nos espaços púlicos várias entradas e espaços diferentes para separar homens e mulheres.

Árábia Saudita mulheres direitos árabe bicicleta transporte islão
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)