Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

ARAFAT VAI SER DEPORTADO

Depois da saída das escavadoras israelitas do complexo da Autoridade Palestiniana (ANP), em Ramallah, na Cisjordânia, um ministro do governo israelita afirmou ontem que o líder palestiniano vai ser deportado, provavelmente já no próximo mês. Refira-se que Yasser Arafat recusou ontem as exigências israelitas de indicar os nomes das pessoas que estão com ele.
23 de Setembro de 2002 às 20:43
Ainda que Israel não tenha declarado oficialmente a sua intenção de deportar Arafat, o ministro do Ambiente israelita, Tzachi Hanegbi, afirmou que o líder palestiniano vai ser deportado ainda este mês, ou no próximo, segundo informações publicadas ontem pelo jornal israelita 'Haaretz'. Uma decisão não pacífica, já que é ferozmente condenada pelo o ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Shimon Peres.

A notícia da deportação surge no mesmo dia em que o governo israelita autorizou um encontro entre líderes palestinianos. O principal negociador palestiniano, Saeb Erakat, reuniu-se ontem com Arafat, que continua cercado, mas o encontro não foi positivo. Num comunicado, Erakat informou que o líder palestiniano, se recusara a ceder às condições de Israel e não forneceu uma lista com o nome das pessoas que se encontram refugiadas no complexo.

As condenações ao cerco a Arafat continuaram ontem a 'chover' com a Liga Árabe a pedir intervenção imediata da ONU.

Identificada célula terrorista

Uma delegação de militares israelitas partiu ontem para Washington, para informar a CIA sobre uma célula palestiniana alegadamente terrorista, descoberta em Israel, que efectuou treinos em campos militares no Iraque, segundo publicou ontem o jornal 'Haaretz'.

“A célula composta por três membros, que efectuaram treinos terroristas no Iraque, foi enviada a Israel para compilar informações mas pode também ter recebido ordens para levar a cabo ataques”, refere o jornal, acrescentando que os indivíduos já foram detidos. Quanto à luta contra o terrorismo, o primeiro ministro israelita, Ariel Sharon, afirmou ontem estar a planear operações militares contra o Hamas na Faixa de Gaza.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)