Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Artur Mas é o novo presidente da Catalunha

As primeiras sondagens apontam para a vitória do partido conservador Convergência e União (CiU) nas eleições do Parlamento da Catalunha, estando mesmo próximo da maioria absoluta. Artur Mas será o próximo presidente da Generalitat, o governo autonómico catalão.
28 de Novembro de 2010 às 20:45
Artur Mas será o próximo presidente do Governo da Catalunha
Artur Mas será o próximo presidente do Governo da Catalunha FOTO: Reuters

O canal de televisão TV3 avança que a CiU alcançou entre 63 a 66 deputados, contra 24 a 27 deputados do Partido Socialista da Catalunha (PSC). A confirmar-se, este poderá a vir a ser o pior resultado da história das eleições autónomas para o PSC.

 

Para a maioria absoluta, o CiU precisa de 68 deputados.

 

A Esquerda Republicana da Catalunha perdeu quase metade dos seus assentos, voltando ao número de deputados de 1999: passou de 21 para 11 a 13 deputados.

 

O Partido Popular subiu, sendo a terceira força, com 15 a 17 lugares. Já o recém-criado partido Solidariedade Catalã pela Independência, do antigo presidente do FC Barcelona, Joan Laporta, conquistou três a quatro assentos.

 

A participação do eleitorado foi superior ao das últimas eleições catalãs, registando 61 por cento, mais cinco por cento que em 2006.

Catalunha eleições Parlamento Catalunha Artur Mas CiU FC Barcelona Joan Laporta
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)