Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Julian Assange começa a ser julgado em Londres para evitar extradição para os EUA

Fundador do WikiLeaks está acusado de 18 crimes de conspiração por invadir computadores do governo norte-americano.
Correio da Manhã 24 de Fevereiro de 2020 às 11:29
Assange começa a ser julgado em Londres para evitar extradição para os EUA
Assange começa a ser julgado em Londres para evitar extradição para os EUA
Assange começa a ser julgado em Londres para evitar extradição para os EUA

Vestido com um fato azul-acinzentado e de barba feita. Foi assim que Julian Assange compareceu esta segunda-feira num tribunal britânico em Londres onde vai ser julgado o pedido de extradição, emitido pelos EUA, que quer colocar o fundador do WikiLeaks de 48 anos em julgamento por invadir computadores do governo e violar uma lei de espionagem.

Assange garante que a extradição é politicamente motivada por todos aqueles que foram alvo das suas revelações.

Quase 10 anos depois do site WikiLeaks enfurecer Washington com a exposição de documentos secretos dos EUA, o mesmo país acusa-o de 18 processos crime de conspiração por invadir computadores do governo e violação de uma lei de espionagem. Se for condenado, Assange pode passar décadas na prisão.

A juíza Vanessa Baraitser, a responsável por ouvir os depoimentos, fez já saber que não aceitará qualquer distúrbio na sessão. ouvirá argumentos sobre por que ele deveria ou não ser enviado para os Estados Unidos.

O WikiLeaks enfureceu Washington quando publicou centenas de milhares de telegramas diplomáticos secretos dos EUA que expuseram avaliações críticas americanas de líderes mundiais, desde o presidente russo Vladimir Putin, a membros da família real saudita. Assange ganhou visibilidade nas manchetes internacionais em 2010, quando o WikiLeaks publicou um vídeo militar americano classificado que mostrava um ataque de 2007 por helicópteros Apache em Bagdad que provocou a morte a uma dúzia de pessoas.

Julian Assange WikiLeaks Londres EUA Washington política crime lei e justiça espionagem lei internacional
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)