Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Astronautas perdem peça de revestimento da estação espacial numa saída orbital

NASA afastou o risco de colisão da peça com a estação.
30 de Março de 2017 às 18:44
NASA, Estação Espacial Internacional, peça, Dan Huot, Peggy Whitson, Shane Kimbrough, ciência e tecnologia, programa espacial
NASA, Estação Espacial Internacional, peça, Dan Huot, Peggy Whitson, Shane Kimbrough, ciência e tecnologia, programa espacial FOTO: EPA
Astronautas perderam hoje, numa caminhada espacial, uma peça de um revestimento térmico para a Estação Espacial Internacional, informou a agência espacial norte-americana NASA, afastando o risco de colisão da peça com a estação.

A astronauta norte-americana Peggy Whitson, que realizou o passeio espacial com Shane Kimbrough, comunicou imediatamente o incidente à equipa de controlo da missão, que acompanhou a trajetória da peça à medida que se afastava da estação.

A NASA assegurou que não existe qualquer risco de a estação ser atingida pela peça.

O revestimento térmico protege a Estação Espacial Internacional de detritos de micrometeoritos.

A peça que se perdeu era uma de quatro que estavam a ser montadas numa porta de ancoragem transferida no domingo por um robô para outro local.

O porta-voz da agência espacial norte-americana, Dan Huot, disse que as restantes três peças foram instaladas para cobrir os pontos mais vulneráveis.

Astronautas perdem, durante passeios espaciais, objetos, mas habitualmente são mais pequenos, como parafusos.

Apesar do azar que teve hoje, Peggy Whitson, 57 anos, tornou-se na mulher que efetuou mais caminhadas espaciais, oito no total.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)